Open Journal Systems

n. 22 - O DESMONTE DAS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES CONFRONTADO PELAS ENTIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICAS

Silvana Ventorim, Fernanda Bindaco da Silva Astori, Juverci Fonseca Bitencourt

Resumo


Analisa documentos publicados nos sítios eletrônicos de entidades acadêmico-científicas brasileiras sobre as políticas de formação de professores, entre 2015 e 2019. Na análise documental de 19 textos, identificados na forma de notas, cartas, boletins, manifestos, documentos finais de evento, documentos base de audiências e moções públicas que abordam a formação de professores, assume a produção textual como espaço de fabricação, que nos seus usos e apropriações, constitui o debate sobre as políticas de formação de professores. Os resultados apontam que os elementos constituidores do debate sobre as políticas de formação de professores tencionam o recente cenário político educacional que tem como efeitos o esvaziamento do projeto de formação inicial dos professores da educação básica, a desqualificação da profissão e dos processos de formação continuada de professores e a vinculação da formação de professores às avaliações externas e em larga escala. As entidades manifestam-se pelos processos democráticos de produção de políticas educacionais e incentivam a comunidade acadêmica e educacional a manter a governança sobre o seu campo de atuação.

Palavras-chave


Políticas educacionais; Formação de professores; Entidades acadêmico-científicas.

Texto completo:

PDF

Referências


BRZEZINSKI, Iria. Formação de profissionais da educação (1997-2002). Brasília: INEP/Anped, 2006.

CERTEAU, Michel. A invenção do cotidiano:1. Artes de fazer. Tradução Ephraim Ferreira Alves. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.

DOURADO, Luiz Fernandes. Diretrizes curriculares nacionais para a formação inicial e continuada dos profissionais do magistério da educação básica: concepções e desafios. Educação & Sociedade, Campinas, v. 36, nº. 131, pp. 299-324, abr-jun., 2015.

FREITAS, Luis Antônio de. A reforma empresarial da educação: Nova direita, velhas ideias. 1 ed. São Paulo: Expressão popular, 2018.

LAVILLE, C.; DIONNE, J. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em Ciências humanas; trad. Heloisa Monteiro e Francisco Settineri. Porto Alegre: Artmed; Belo Horizonte: UFMQ 1999.

NÓVOA, António. Firmar a posição como professor, afirmar a profissãodocente. Cadernos de Pesquisa, v. 47, n. 166, p. 1106-1133, 2017.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v14i0.71854