n. 07 - O DESAFIO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO: A EXPANSÃO DOS CURSOS DE PEDAGOGIA A LUZ DO ENADE COMO ÍNDICE DE QUALIDADE

Marcelo Augusto Scudeler, Adolfo Ignacio Calderon, André Pires

Resumo


A oferta de cursos na modalidade a distância tem tido um forte crescimento na educação superior brasileira, proporcionando um aumento número de matrículas, em detrimento de um proporcional encolhimento das matrículas nos cursos presenciais. Neste artigo, pretende-se analisar a  expansão do ensino superior, com especial ênfase aos cursos de pedagogia. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica e documental; verificou-se o desempenho dos cursos de pedagogia de instituições privadas  na edição de 2017 do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). O artigo foi organizado em quatro partes: na primeira delas foi feita a análise dos instrumentos normativos que favoreceram e permitiram a expansão da oferta de cursos na modalidade a distância; na segunda, realizou-se um histórico da expansão do ensino superior no Brasil; na terceira parte, foi feita uma análise quantitativa dos cursos ofertados por instituições privados que participaram do ENADE de 2017; e, por fim, na última parte, traçou-se uma análise primária do desempenho comparativo dos cursos de pedagogia ofertados na modalidade EAD com os presenciais, a partir dos resultados do ENADE do ano de  2017.


Palavras-chave


Ensino Superior; Educação a Distância; ENADE; Curso de Pedagogia

Texto completo:

PDF

Referências


ALONSO, K. M. A expansão do ensino superior no Brasil e a EAD: dinâmicas e lugares. Educação & Sociedade, vol. 31, n. 113, out/dez 2010.

BEHAR, P. A. Modelos pedagógicos em educação a distância. In: BEHAR, Patrícia Alejandra (orgs.). Modelos pedagógicos em educação a distância. Porto Alegre: Artmed, 2009.

CALDERÓN, A. I. Universidades mercantis: a institucionalização do mercado universitário em questão. São Paulo: Perspec., Mar 2000, vol.14, no.1, p.61-72.

CAPELATO, R. Mapa do ensino superior no Brasil. São Paulo: SEMESP, 2018.

CALDERÓN, A. I.; CHACON, J. M. A expansão da educação superior privada no Brasil: do governo de FHC ao governo Lula. Uneversia, n. 17, 2015.

CAPELATO, R. Mapa do ensino superior no Brasil. São Paulo: SEMESP, 2019.

GONZALES, L.; PRADO, M. de A.; DEAK, M. O Brasil mudou mais do que você pensa: um novo olhar sobre as transformações nas classes CDE. Rio de Janeiro: FGV, 2018.

MANCEBO, D.; VALE, A. A.; MARTINS, T. B. Políticas de expansão da educação superior no Brasil 1995-2010. Revista Brasileira de Educação. V. 20. N. 60, jan-mar-2015

MORAES, M. C. Educação a distância: fundamentos e práticas. Campinas: Unicamp/Nied, 2002.

PATROCÍNIO, G. de A. M.; SILVEIRA, I. F.; CALEJON, L. M. C. Uma análise sobre os modelos de educação a distância (EAD) no cenário brasileiro por meio de uma revisão sistemática da literatura. Revista de Ensino de Ciência e Matemática, v. 7, n. 1, 2016

PIRES, A.; ROMÃO, P. C. R.; VAROLLO, V. M. O Programa Bolsa Família e o acesso no ensino superior pelo Programa Universidade para Todos. Revista Brasileira de Educação, v. 24, 2019.

POLIDORI, M.; CARVALHO, N. Acreditação de instituições de educação superior: uma necessidade ou uma normatização. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, v. 21, n. 3, 2016.

POLIDORI, M.; MARINHO-ARAÚJO, C.; BARREYRO, G. Sinaes: perspectivas e desafios na avaliação da educação superior brasileira. Ensaio, v. 14, n. 53, 2006.

ROSA, A. da. Educação a distância: desafios e oportunidades. Curitiba: Appris, 2016

SILVA, G, de J.; MACIEL, D. A. Educação a distância (EaD) e psicologia cultural: anatomia do estudante e presença docente na educação online. Curitiba: Juruá, 2016.

SILVA, M. V. C.; FERRAZ, R. R. N. Aplicação do ENADE como ferramenta para avaliação do desempenho discente em curso de pedagogia. Rev. Eletrônica de Educação, vol. 12, n. 1, São Carlos, jan./abr. 2018.

VANDRUSCOLO, M. I.; BEHAR, P. A. Investigando modelos pedagógicos para educação a distância: desafios e aspectos emergentes. Educação, Porto Alegre, v. 39, n. 3, set-dez-2016.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v14i0.70138

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Publicado pelo Núcleo de Políticas Educacionais (NuPE) e pela linha de pesquisa em Políticas Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFPR), da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Published by Educational Policies Research Centre (NuPE) and by Educational Policy Research Group at Graduate Program in Education (PPGE / UFPR), Federal University of Paraná (UFPR), Brazil.

Publicado por el Núcleo de Política Educativa (NuPE) y por la línea de investigación en Políticas Educativas del Programa de Posgrado en Educación (PPGE / UFPR), de la Universidad Federal de Paraná (UFPR).

 Contatos: +55 41 35356264

E-mail: jpe@ufpr.br