n. 07 - O DESAFIO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO: A EXPANSÃO DOS CURSOS DE PEDAGOGIA A LUZ DO ENADE COMO ÍNDICE DE QUALIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v14i0.70138

Palavras-chave:

Ensino Superior, Educação a Distância, ENADE, Curso de Pedagogia

Resumo

A oferta de cursos na modalidade a distância tem tido um forte crescimento na educação superior brasileira, proporcionando um aumento número de matrículas, em detrimento de um proporcional encolhimento das matrículas nos cursos presenciais. Neste artigo, pretende-se analisar a  expansão do ensino superior, com especial ênfase aos cursos de pedagogia. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica e documental; verificou-se o desempenho dos cursos de pedagogia de instituições privadas  na edição de 2017 do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). O artigo foi organizado em quatro partes: na primeira delas foi feita a análise dos instrumentos normativos que favoreceram e permitiram a expansão da oferta de cursos na modalidade a distância; na segunda, realizou-se um histórico da expansão do ensino superior no Brasil; na terceira parte, foi feita uma análise quantitativa dos cursos ofertados por instituições privados que participaram do ENADE de 2017; e, por fim, na última parte, traçou-se uma análise primária do desempenho comparativo dos cursos de pedagogia ofertados na modalidade EAD com os presenciais, a partir dos resultados do ENADE do ano de  2017.

Biografia do Autor

Marcelo Augusto Scudeler, UNISAL (Centro Universitário Salesiano de São Paulo).

Professor de Direito do UNISAL (Centro Universitário Salesiano de São Paulo). Mestre em Direito pela UNIMEP. Doutorando em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. E-mail: mscudeler@uol.com.br

Adolfo Ignacio Calderon, PUC-CAMPINAS (Pontifícia Universidade Católica de Campinas)

Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com pós-doutorado em Ciências da Educação na Universidade de Coimbra. É professor titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS), Bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Brasil, e membro titular do Conselho Científico da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE). Coordenador acadêmico da Rede Brasileira de Pesquisa em Rankings, Índices e Tabelas Classificatórias na Educação Superior (REDE RANKINTACS) e coordenador do Grupo de Avaliação, Políticas e Sistemas Educacionais (GRAPSE) da PUC-CAMPINAS. E-mail: adolfo.ignacio@puc-campinas.edu.br

André Pires, PUC-CAMPINAS (Pontifícia Universidade Católica de Campinas)

Doutor em Ciências Sociais pela UNICAMP. Mestre em Antropologia Social pela UNICAMP. Graduado em Ciências Sociais pela UNICAMP. Diretor da Faculdade de Ciências Sociais da PUC-Campinas. Professor em Regime de Dedicação de 40 horas semanais da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Professor do Quadro Permanente do Programa de Pós Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas onde realiza pesquisas sobre as relações entre o Programa Bolsa Família e a educação. Professor do Quadro Permanente do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Foi Coordenador Geral dos Projetos de Extensão da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da PUC-Campinas (2010-2017). É líder do Grupo de Pesquisa Educação, Pobreza e Políticas de Inclusão. Também coordena, pela PUC-Campinas, o Observatório de Políticas Sociais de Inclusão no Brasil, inciativa que reúne professores e pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Campinas e do Núcleo de Políticas Públicas (Nepp) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). E-mail: anpires@puc-campinas.edu.br

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Publicado

2020-01-26

Como Citar

Scudeler, M. A., Calderon, A. I., & Pires, A. (2020). n. 07 - O DESAFIO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO: A EXPANSÃO DOS CURSOS DE PEDAGOGIA A LUZ DO ENADE COMO ÍNDICE DE QUALIDADE. Jornal De Políticas Educacionais, 14. https://doi.org/10.5380/jpe.v14i0.70138

Edição

Seção

Dossiê: O futuro da educação superior diante da conjuntura