n. 05 - A PRODUÇÃO DE DISSERTAÇÕES E TESES SOBRE O PROGRAMA REUNI ENTRE 2009 E 2018
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v14i0.69942Palavras-chave:
REUNI, Educação Superior, Estado da ArteResumo
O presente artigo visa oferecer uma síntese analítica das produções acadêmicas sobre o “Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais” (REUNI), mais especificamente, a produção de teses e dissertações entre os anos de 2009 e 2018. O REUNI surge através do decreto nº. 6.096/2007, operacionalizando, a expansão das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), tendo a meta global o aumento do número de discentes nos cursos de graduação. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica. Utilizou-se como amostra as dissertações e teses na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Os trabalhos analisados sustentam a proposição de que o REUNI ainda se constitui numa agenda acadêmica relevante no campo da Educação Superior. Outro aspecto a destacar é o desenvolvimento e alcance que o Programa alcançou nas Universidades Federais, inclusive seus desdobramentos na vida acadêmica e nos processos de expansão, interiorização e gestão, possibilitando e demandando uma análise e interpretação mais aprofundada.
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