Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES): visão dos estudantes
Resumo
O presente artigo analisa a operação do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino superior (FiEs) e a percepção de dirigentes e alunos de instituições de Ensino superior iEs privadas sobre sua contribuição para a expansão da educação superior. as informações que fundamentaram o texto foram coletadas por meio da análise de documentos, da legislação pertinente, entrevistas semi-estruturadas com dirigentes das iEs e grupo focal com alunos financiados. Evidenciou-se o consenso de que o FiEs tem uma contribuição relevante na expansão das oportunidades de permanência e conclusão da educação superior. Segundo os alunos, sem o empréstimo concedido com os recursos do Fundo não teriam concluído o curso superior. nos depoimentos, foram também registradas críticas à disseminação das informações sobre as normas que regem a concessão e o pagamento do empréstimo e a exigência do fiador.
Palavras-chave
Financiamento da educação superior; Crédito Educativo; Gestão da Educação; Política Educacional; Economia da Educação
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v4i7.21861
Métricas do artigo
Carregando Métricas ...
Metrics powered by PLOS ALM
Publicado pelo Núcleo de Políticas Educacionais (NuPE) e pela linha de pesquisa em Políticas Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFPR), da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Published by Educational Policies Research Centre (NuPE) and by Educational Policy Research Group at Graduate Program in Education (PPGE / UFPR), Federal University of Paraná (UFPR), Brazil.
Publicado por el Núcleo de Política Educativa (NuPE) y por la línea de investigación en Políticas Educativas del Programa de Posgrado en Educación (PPGE / UFPR), de la Universidad Federal de Paraná (UFPR).
Contatos: +55 41 35356264
E-mail: jpe@ufpr.br