Atividade remota e o projeto Núcleo de Políticas Públicas-NPP: um ganho inesperado
DOI:
https://doi.org/10.5380/ef.v0i32.91058Keywords:
Políticas Públicas, Extensão, Redes Sociais, Atividade Remota.Abstract
O projeto “Núcleo de Políticas Públicas” teve por objetivo promover e incentivar alunos de graduação, pós-graduação, gestores públicos e comunidade em geral a realizarem uma formação generalista e crítica sobre as políticas públicas, principalmente para uma região que não possui um curso de graduação nesse campo. Paralelamente às atividades formativas, foram realizadas postagens no perfil da plataforma Instagram do projeto. O projeto contribuiu para o aprofundamento teórico do tema e o aprimoramento na gestão pública, possibilitando, em particular, os canais de interlocução entre universidade, sociedade, terceiro setor e órgãos públicos. As atividades foram pensadas inicialmente para acontecerem de forma presencial, na própria universidade, mas com a pandemia da Covid-19 suas ações passaram por readequação, ocorrendo no formato on-line, tendo como principal plataforma o Google Meet para os minicursos, e as redes sociais oficiais do projeto, para a divulgação das atividades e postagem de conteúdo na área das políticas públicas. Como resultado do período remoto, o público-alvo se expandiu, atingindo outros lugares e regiões do país e perfis não planejados inicialmente, aumentando o engajamento da rede oficial do projeto. Esse aumento do nosso público foi de 150%, o que demandou, inclusive, a existência de listas de espera para a participação nos minicursos. Esse aumento na procura culminou na segunda edição, em convênios institucionais e na possibilidade do projeto transformar-se em núcleo.
Downloads
References
BARROS, Terezinha C.de A. N.. Competição política e eficiência municipal: uma análise do efeito da competição eleitoral local nas políticas públicas. Tese (doutorado) - Universidade Federal de Pernambuco, CFCH. Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, Recife, 2017.
KOGLIN, Terena Souza da Silva; KOGLIN, João Carlos de Oliveira. A importância da extensão nas universidades brasileiras e a transição do reconhecimento ao descaso. Revista Brasileira de Extensão Universitária. v. 10, n.2, p.71-78, mai.–ago. 2019.
NUNES, Ana Lucia de Paula Ferreira; SILVA, Maria Batista da Cruz. A extensão universitária no ensino superior e a sociedade. Mal-Estar e Sociedade - Ano IV - n. 7, p. 119-133. Barbacena - julho/dezembro 2011.
ROSO, Lucas Daniel et al. O uso do Instagram para a promoção da saúde: uma contribuição da extensão universitária. Revista Extensão em Foco. n. 30, p. 1-15. 2023.
SARAIVA, J.L, Papel da Extensão Universitária na Formação de Estudantes e Professores. Brasília Médica, Brasília, v.44, n.3, p.220-225, 2007.
SILVA, S. P.; BREGATTO, R. C.; SAMPAIO. R. C. Democracia digital, comunicação e redes: teoria e prática – Rio de Janeiro: Folio Digital: Letra e Imagem, 2016. Disponível em: <https://rockcontent.com/br/blog/alcance-e-impressoes/> Acesso em: 27 de junho de 2021.
TOMAÉL, M. I.; ALCARÁ, A. R.; DI CHIARA, I. G. Das redes sociais à inovação. Ci. Inf., Brasília, v. 34, n. 2, p. 93-104, maio/ago. 2005.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright in articles published in this journal rests with the author, with first publication rights to the journal. As a result of being published in this open access journal, the articles are free to use, and any part of the publications may be reproducing provided that proper credit is given.
All articles published in the Journal Extensão em Foco are under CC BY 4.0 International license.


