Avaliação do ensino remoto emergencial de química: uma experiência na educação profissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ef.v0i25.81110

Palavras-chave:

Ensino remoto emergencial, estratégias didáticas, ambiente virtual de aprendizagem

Resumo

O ensino remoto emergencial tornou-se realidade para os cursos técnicos integrados ao ensino médio do campus Rio Grande do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, a partir da suspensão das atividades presenciais, imposta pelo isolamento sanitário decorrente da pandemia da Covid-19. Apresenta-se nesse artigo, os textos produzidos no curso de extensão “Cirandar – 2020” que tratam de uma avaliação da experiência com o ensino de química nesse contexto, cujo objetivo é analisar os aspectos positivos e negativos, para que as estratégias de ensino possam ser reformuladas a partir desses resultados, de forma a se otimizar a permanência e êxito dos alunos nessa nova forma de ensino. A produção de informações se deu a partir de instrumentos de avaliação das atividades respondidos pelos alunos, de registros reflexivos feitos pela professora e de dados disponíveis no ambiente virtual de aprendizagem. A análise consistiu em interpretações estatísticas e qualitativas do conjunto de informações. Os principais resultados indicam a necessidade de um contínuo diálogo entre todos os envolvidos no processo, de aplicação de estratégias diversificadas, da realização de encontros síncronos esporádicos para a manutenção do vínculo, do estímulo para o desenvolvimento de trabalhos em grupos e da assunção de uma postura aberta às críticas. Conclui-se assim, que no contexto do ensino remoto emergencial, mais do que nunca, o professor precisa atuar como mediador das demandas e, os alunos como corresponsáveis pelas próprias aprendizagens num processo de interações dialógicas.

Biografia do Autor

Patrícia Anselmo Zanotta, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS

Graduação em Engenharia Química e Química Licenciatura, mestrado em Engenharia Química e doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. É professora EBTT do IFRS. Tem experiência nas áreas de Química e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação profissional técnica, unidade de aprendizagem, experimentação em química e, formação integral. Atualmente coordena o projeto de ensino “Recursos didáticos para o ensino de química” e o projeto de extensão “Olimpíadas do conhecimento”.

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Publicado

2021-12-01

Como Citar

Zanotta, P. A. (2021). Avaliação do ensino remoto emergencial de química: uma experiência na educação profissional. Extensão Em Foco, (25). https://doi.org/10.5380/ef.v0i25.81110

Edição

Seção

Relato de Experiência