A Construção do diagnóstico de deficiência nas escolas públicas de Lucas do Rio Verde - MT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ef.v1i36.94087

Palavras-chave:

Processo de investigação, Inclusão educacional, Função do diagnóstico

Resumo

Este estudo ocupa-se de compreender  a forma que ocorre o diagnóstico de deficiência educacional ou de ensino-aprendizagem nas escolas públicas no município de Lucas do Rio Verde-MT, além de analisar o planejamento das estratégias e metodologias adotadas pelos professores para atender às necessidades de aprendizagem desses alunos. A metodologia é realizada através de uma pesquisa qualitativa, com método Indutivo e Exploratório através de um questionário respondido por quatorze professores que atuam nas escolas públicas no ensino fundamental - anos inicias de Lucas do Rio Verde- MT. Constatou-se que doze destes professores já atenderam ou atendem alunos com laudos de pessoa com deficiência educacional ou de ensino-aprendizagem em suas turmas. Consideram importante o processo de investigação e construção do laudo para o planejamento e variação metodológica das aulas, além de manifestar temores acerca do desconhecimento de termos técnicos e específicos relacionados às deficiências o que nos leva a intuir que a formação inicial e continuada destes professores que não atenderam suas necessidades formativas em relação à inclusão educacional.

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Biografia do Autor

Moacir Juliani, IFMS Campus Jardim MS

Doutor em Educação pela UFMT 2019. Licenciado em Educação Física pela Faculdade Salesiana de Educação Física, Licenciado em Estudos Sociais 1 Grau pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Dom Bosco, Licenciado em Pedagogia (IBRA), Especialização em Orientação Educacional, Mestre em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Mato Grosso do Sul, MS, Brasil. E-mail: moacir.juliani@ifms.edu.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4972-7860. http://lattes.cnpq.br/0055847939521356

Dayana Karolina de Souza, Centro Universitário Unilasalle Lucas do Rio Verde – MT

Graduação em Pedagogia pela Unilasalle Lucas do Rio Verde – MT, Lucas do Rio Verde – MT, Brasil. E-mail: dayana.souzak@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6314-2300

Nádia Ligianara Dewes Nyari, Centro Universitário Unilasalle/Lucas

Doutora em Engenharia de Alimentos (URI - Erechim - RS), Discente em Engenharia da Produção (Unilasalle/ Lucas do Rio Verde - MT) e Administração (Unilasalle/ Lucas do Rio Verde - MT). Graduação em Ciências Biológicas (URI - Santo Ângelo - RS), Especialização em Biologia Humana (UNIJUI - Ijuí - RS), MBA em Gestão de Pessoas e Liderança Coach (LaSalle - Canoas - RS) e Mestrado em Engenharia de Alimentos (URI - Erechim - RS). Mato Grosso – MT, Brasil, E-mail: nadia.nyari@unilasallelucas.edu.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0237-5116 http://lattes.cnpq.br/7748764231716315

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Publicado

2025-02-28

Como Citar

Juliani, M., Souza, D. K. de, & Nyari, N. L. D. (2025). A Construção do diagnóstico de deficiência nas escolas públicas de Lucas do Rio Verde - MT. Extensão Em Foco, 1(36), 17–34. https://doi.org/10.5380/ef.v1i36.94087

Edição

Seção

Artigo Original