A Construção do diagnóstico de deficiência nas escolas públicas de Lucas do Rio Verde - MT
DOI:
https://doi.org/10.5380/ef.v1i36.94087Palavras-chave:
Processo de investigação, Inclusão educacional, Função do diagnósticoResumo
Este estudo ocupa-se de compreender a forma que ocorre o diagnóstico de deficiência educacional ou de ensino-aprendizagem nas escolas públicas no município de Lucas do Rio Verde-MT, além de analisar o planejamento das estratégias e metodologias adotadas pelos professores para atender às necessidades de aprendizagem desses alunos. A metodologia é realizada através de uma pesquisa qualitativa, com método Indutivo e Exploratório através de um questionário respondido por quatorze professores que atuam nas escolas públicas no ensino fundamental - anos inicias de Lucas do Rio Verde- MT. Constatou-se que doze destes professores já atenderam ou atendem alunos com laudos de pessoa com deficiência educacional ou de ensino-aprendizagem em suas turmas. Consideram importante o processo de investigação e construção do laudo para o planejamento e variação metodológica das aulas, além de manifestar temores acerca do desconhecimento de termos técnicos e específicos relacionados às deficiências o que nos leva a intuir que a formação inicial e continuada destes professores que não atenderam suas necessidades formativas em relação à inclusão educacional.
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