SUPERANDO OS DESAFIOS EXTENSIONISTAS DA EDUCAÇÃO EM SOLOS NA MODALIDADE REMOTA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ef.v0i23.80572

Palavras-chave:

Educação em Solos, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação Básica

Resumo

O Programa de Extensão Universitária Solo na Escola/UFPR promove a divulgação do conhecimento científico sobre o solo para alunos e professores da Educação Básica, contribuindo para a conscientização de que o solo é um importante componente do ambiente natural e do ambiente antropizado e a importância de conservá-lo, contribuindo desta maneira para a Educação em Solos. Com o atual cenário de pandemia nos país, o Solo na Escola/UFPR teve que passar a desenvolver suas atividades, que normalmente eram presenciais, na modalidade à distância. Com o objetivo de promover a Educação em Solos, mesmo em um momento excepcional, a equipe do programa passou a desenvolver recursos didáticos, eventos e cursos que auxiliam os pesquisadores e extensionistas da área, professores e alunos do ensino fundamental e médio. As atividades foram desenvolvidas por professores e alunos ligados ao Programa no modo remoto e incluem a elaboração de vários livros e cartilhas, organização e participação em eventos e cursos on-line, criação de conteúdo para as redes sociais, entre outras atividades. Conclui-se então que o programa contribuiu para Educação em Solos mesmo durante o momento excepcional que o país vive, criando materiais e realizando atividades que auxiliam cientistas da Educação em Solos, professores e alunos do ensino médio e fundamental. Além disso, as atividades desenvolvidas contribuíram positivamente na formação profissional dos alunos de graduação envolvidos.

Biografia do Autor

Anna Vitoria Gurgel Knopki, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná

Graduanda em Engenharia Florestal. Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil.

Marcelo Ricardo de Lima, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil

Engenheiro Agrônomo. Doutor em Agronomia. Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil

Igor Padilha Martinello, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil

Graduando em Engenharia Florestal. Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil.

Referências

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Publicado

2021-06-01

Como Citar

Knopki, A. V. G., Lima, M. R. de, & Martinello, I. P. (2021). SUPERANDO OS DESAFIOS EXTENSIONISTAS DA EDUCAÇÃO EM SOLOS NA MODALIDADE REMOTA. Extensão Em Foco, (23). https://doi.org/10.5380/ef.v0i23.80572

Edição

Seção

Relato de Experiência