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Nuances do Saber Científico: O Uso do Lúdico como Ferramenta de Educação em Saúde Bucal à Crianças Escolares

Jefter Haad Ruiz da Silva, Érica da Silva Carvalho, Francisco Ferreira Barcelar Junior, Rádila Gomes Da Silva, Núbia Menezes Diniz

Resumo


Introdução: Apesar da incidência variável da cárie dental em crianças no país, as intensificações de atividades preventivas a esse grupo populacional têm encontrado uma vertente metodológica inovadora e dinâmica, capaz de fomentar a autonomia de aprendizado referentes à conceitos salutíferos: o uso do lúdico em prol da educação em saúde bucal. Objetivo: Demonstrar a efetividade educativa de atividades lúdico-científicas no processo de capacitação e motivação de crianças quanto a conscientização acerca dos processos fisiológicos que causam a cárie dentária, assim como os benefícios proporcionados por uma higiene bucal satisfatória. Metodologia: Através da equipe cadastrada para a realização das atividades, uma série de jogos e oficinas criativas foram realizados com alunos do 3º ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública, visando explorar uma abordagem diferenciada frente aos temas: a presença do biofilme na superfície dos dentes, a queda do pH bucal causada pelo açúcar e o processo de desmineralização no esmalte dental. Resultados: Os alunos demonstraram interesse nas atividades, oficinas e palestras da extensão, participando ativamente do processo didático elaborado, expressando, principalmente, grande curiosidade no processos químico-físicos utilizados para ilustrar o conteúdo de educação em saúde bucal. Conclusão: A extensão pôde certificar o potencial de atividades lúdicas no processo de aprendizado à escolares, uma vez que a leveza metodológica desta possibilitou a aproximação das crianças com os conteúdos expostos, tendo – ainda – ampla aceitação dos professores e funcionários da escola.

Palavras-chave


Extensão Universitária; Educação em Saúde; Odontologia Preventiva; Lúdico; Saúde na Escola

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ef.v0i22.74476