Nuances do Saber Científico: O Uso do Lúdico como Ferramenta de Educação em Saúde Bucal à Crianças Escolares
DOI:
https://doi.org/10.5380/ef.v0i22.74476Palavras-chave:
Extensão Universitária, Educação em Saúde, Odontologia Preventiva, Lúdico, Saúde na EscolaResumo
Introdução: Apesar da incidência variável da cárie dental em crianças no país, as intensificações de atividades preventivas a esse grupo populacional têm encontrado uma vertente metodológica inovadora e dinâmica, capaz de fomentar a autonomia de aprendizado referentes à conceitos salutíferos: o uso do lúdico em prol da educação em saúde bucal. Objetivo: Demonstrar a efetividade educativa de atividades lúdico-científicas no processo de capacitação e motivação de crianças quanto a conscientização acerca dos processos fisiológicos que causam a cárie dentária, assim como os benefícios proporcionados por uma higiene bucal satisfatória. Metodologia: Através da equipe cadastrada para a realização das atividades, uma série de jogos e oficinas criativas foram realizados com alunos do 3º ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública, visando explorar uma abordagem diferenciada frente aos temas: a presença do biofilme na superfície dos dentes, a queda do pH bucal causada pelo açúcar e o processo de desmineralização no esmalte dental. Resultados: Os alunos demonstraram interesse nas atividades, oficinas e palestras da extensão, participando ativamente do processo didático elaborado, expressando, principalmente, grande curiosidade no processos químico-físicos utilizados para ilustrar o conteúdo de educação em saúde bucal. Conclusão: A extensão pôde certificar o potencial de atividades lúdicas no processo de aprendizado à escolares, uma vez que a leveza metodológica desta possibilitou a aproximação das crianças com os conteúdos expostos, tendo – ainda – ampla aceitação dos professores e funcionários da escola.
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