Nuances do Saber Científico: O Uso do Lúdico como Ferramenta de Educação em Saúde Bucal à Crianças Escolares

Autores

  • Jefter Haad Ruiz da Silva Universidade Estadual do Amazonas
  • Érica da Silva Carvalho
  • Francisco Ferreira Barcelar Junior
  • Rádila Gomes Da Silva
  • Núbia Menezes Diniz

DOI:

https://doi.org/10.5380/ef.v0i22.74476

Palavras-chave:

Extensão Universitária, Educação em Saúde, Odontologia Preventiva, Lúdico, Saúde na Escola

Resumo

Introdução: Apesar da incidência variável da cárie dental em crianças no país, as intensificações de atividades preventivas a esse grupo populacional têm encontrado uma vertente metodológica inovadora e dinâmica, capaz de fomentar a autonomia de aprendizado referentes à conceitos salutíferos: o uso do lúdico em prol da educação em saúde bucal. Objetivo: Demonstrar a efetividade educativa de atividades lúdico-científicas no processo de capacitação e motivação de crianças quanto a conscientização acerca dos processos fisiológicos que causam a cárie dentária, assim como os benefícios proporcionados por uma higiene bucal satisfatória. Metodologia: Através da equipe cadastrada para a realização das atividades, uma série de jogos e oficinas criativas foram realizados com alunos do 3º ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública, visando explorar uma abordagem diferenciada frente aos temas: a presença do biofilme na superfície dos dentes, a queda do pH bucal causada pelo açúcar e o processo de desmineralização no esmalte dental. Resultados: Os alunos demonstraram interesse nas atividades, oficinas e palestras da extensão, participando ativamente do processo didático elaborado, expressando, principalmente, grande curiosidade no processos químico-físicos utilizados para ilustrar o conteúdo de educação em saúde bucal. Conclusão: A extensão pôde certificar o potencial de atividades lúdicas no processo de aprendizado à escolares, uma vez que a leveza metodológica desta possibilitou a aproximação das crianças com os conteúdos expostos, tendo – ainda – ampla aceitação dos professores e funcionários da escola.

Biografia do Autor

Jefter Haad Ruiz da Silva, Universidade Estadual do Amazonas

Cirurgião-dentista formado pela Universidade Estadual do Amazonas e mestrando em Saúde Bucal Coletiva pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Érica da Silva Carvalho

Profª Drª em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual do Amazonas e doutoranda em Doenças Tropicais e Infectocontagiosas pela Fundação de Medicina Tropical do Amazonas.

Francisco Ferreira Barcelar Junior

Acadêmico de Fisioterapia pelo Centro Universitário do Norte (Uninorte)

Rádila Gomes Da Silva

Cirurgiã-dentista formada pela Universidade Estadual do Amazonas.

Núbia Menezes Diniz

Acadêmica de Odontologia pela Universidade Estadual do Amazonas (UEA)

Downloads

Publicado

2021-01-04

Como Citar

Silva, J. H. R. da, Carvalho, Érica da S., Barcelar Junior, F. F., Da Silva, R. G., & Diniz, N. M. (2021). Nuances do Saber Científico: O Uso do Lúdico como Ferramenta de Educação em Saúde Bucal à Crianças Escolares. Extensão Em Foco, (22). https://doi.org/10.5380/ef.v0i22.74476

Edição

Seção

Relato de Experiência