Dinâmica voltada para jovens escolares visando a compreensão da importância dos macronutrientes para a homeostasia celular
DOI:
https://doi.org/10.5380/ef.v0i21.68484Palavras-chave:
Açúcar, Extensão Universitária, Célula, Rótulo, Hábitos AlimentaresResumo
A educação é o melhor instrumento para promover a reflexão sobre a saúde e a doença. Sendo assim, as estratégias didáticas podem colaborar com o processo de aprendizado e conscientização sobre os benefícios e malefícios dos alimentos. Sabendo-se que 50% dos jovens do Mato Grosso do Sul consomem regularmente alimentos industrializados e apresentam alto índice de diabetes, foi desenvolvida a ação de extensão do presente relato. A proposta foi baseada no trabalho por meio de ludicidade e dinâmicas, da conscientização de jovens sobre o que consomem diariamente e a importância dos nutrientes para a sua homeostasia celular. A ação foi voltada para alunos do ensino médio de escola pública de Campo Grande -MS, enquanto estes participavam do projeto de extensão “A célula e a Origem da Doença: Um tema médico desafiador para o Ensino Médio– 2a edição”. As atividades foram desenvolvidas por graduandos do primeiro ano do curso de Medicina. Na estação de ensino denominada ‘’Cozinha e Saúde’’, os participantes puderam vivenciar uma sequência de atividades lúdicas e dinâmicas para aquisição de conhecimentos, principalmente acerca dos macros e micronutrientes e sua importância para as células do corpo, do volume de açúcar em nossos alimentos e da relevância da interpretação de rótulos alimentícios. A prevenção de doenças crônicas comuns pode ser estimulada por ações como essas, as quais tornam palavras e números mais concretos e geram a conscientização dos jovens sobre a importância de uma alimentação saudável.
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