Dinâmica voltada para jovens escolares visando a compreensão da importância dos macronutrientes para a homeostasia celular

Autores

  • Ludimila Canuto Faccioni Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
  • Flávia Yumi Sinzato
  • Fernando Rodrigues Cordeiro
  • Ana Clara Dal Bosco Sena
  • Isabella de Freitas Starling Barcellos Gonçalves UFMS

DOI:

https://doi.org/10.5380/ef.v0i21.68484

Palavras-chave:

Açúcar, Extensão Universitária, Célula, Rótulo, Hábitos Alimentares

Resumo

A educação é o melhor instrumento para promover a reflexão sobre a saúde e a doença. Sendo assim, as estratégias didáticas podem colaborar com o processo de aprendizado e conscientização sobre os benefícios e malefícios dos alimentos. Sabendo-se que 50% dos jovens do Mato Grosso do Sul consomem regularmente alimentos industrializados e apresentam alto índice de diabetes, foi desenvolvida a ação de extensão do presente relato. A proposta foi baseada no trabalho por meio de ludicidade e dinâmicas, da conscientização de jovens sobre o que consomem diariamente e a importância dos nutrientes para a sua homeostasia celular. A ação foi voltada para alunos do ensino médio de escola pública de Campo Grande -MS, enquanto estes participavam do projeto de extensão “A célula e a Origem da Doença: Um tema médico desafiador para o Ensino Médio– 2a edição”. As atividades foram desenvolvidas por graduandos do primeiro ano do curso de Medicina. Na estação de ensino denominada ‘’Cozinha e Saúde’’, os participantes puderam vivenciar uma sequência de atividades lúdicas e dinâmicas para aquisição de conhecimentos, principalmente acerca dos macros e micronutrientes e sua importância para as células do corpo, do volume de açúcar em nossos alimentos e da relevância da interpretação de rótulos alimentícios. A prevenção de doenças crônicas comuns pode ser estimulada por ações como essas, as quais tornam palavras e números mais concretos e geram a conscientização dos jovens sobre a importância de uma alimentação saudável.

Biografia do Autor

Ludimila Canuto Faccioni, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Professor Adjunto - Dedicação exclusiva pelo Setor de Histologia do Instituto de Biociência (INBIO) da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Doutorado e Mestrado pela Pós Graduação em Biologia Geral e Aplicada pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho ? UNESP ? Campus de Botucatu (Área de concentração: Biologia Molecular, Funcional e Estrutural). MBA em Adminstração e Gestão do Conhecimento, com licenciatura em Ciências Biológicas pela UNESP - Botucatu. Estuda aspectos morfológicos do tecido adiposo e musculatura estriada esquelética frente a diferentes estímulos e associados a programação fetal. Trabalha com produção de métodos didáticos inovadores associados ao Ensino Híbrido em Histologia. Idealizadora e coordenadora do Projeto de Extensão: A célula a origem das doenças: um tema médico desafiador para o ensino médio ( 2 edição) e do projeto de Ensino: Histologia em minutos: Uso de tecnologia como processo mediático no aprendizado de histologia médica. Pesquisa estratégias educativas para prevenção de doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs) nas escolas e na comunidade junto ao SEREDI (Serviço de referência em diabetes de Campo Grande, MS).

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Publicado

2020-08-18

Como Citar

Faccioni, L. C., Sinzato, F. Y., Cordeiro, F. R., Sena, A. C. D. B., & Barcellos Gonçalves, I. de F. S. (2020). Dinâmica voltada para jovens escolares visando a compreensão da importância dos macronutrientes para a homeostasia celular. Extensão Em Foco, (21). https://doi.org/10.5380/ef.v0i21.68484

Edição

Seção

Relato de Experiência