Neuropsicologia e Educação: Relato de Experiência do Projeto de Extensão de Intervenção Neuropsicológica no Contexto Escolar (PRINCE)
DOI:
https://doi.org/10.5380/ef.v0i26.77604Palavras-chave:
intervenção neuropsicológica, escolares, habilidades cognitivas e emocionais.Resumo
Este artigo visa descrever e apresentar o Projeto de Intervenções Neuropsicológicas no Contexto Escolar (PRINCE), que tem o objetivo de potencializar as habilidades cognitivas e emocionais de crianças dentro do ambiente da escola. Este é um relato de experiência a partir das vivências das crianças, professores e extensionistas participantes. Crianças demonstraram maior interesse em atividades grupais que permitiram heterorregulação, compartilhamento de vivências e identificação com narrativas e, foi possível verificar transferência no uso de estratégias aprendidas em outros ambientes em algumas crianças. Professores obtiveram proveito proporcional ao engajamento na intervenção e interesse pessoal na área; a eficácia da intervenção foi proporcional à participação do professor, motivação pessoal dos profissionais promoveu maior criatividade nas atividades, aplicabilidade dos conteúdos aprendidos à rotina de ensino, dificuldades encontradas em conciliar o projeto com a jornada de trabalho convencional. Extensionistas perceberam oportunidade de relacionar conhecimentos teóricos aprendidos na graduação com a vivência prática da extensão, aumento de autonomia e capacitação para vida profissional, bem-estar e satisfação com os vínculos obtidos e resultados da intervenção. Proporciona-se grande qualificação a todos os envolvidos, maior nível em experiências positivas relacionadas ao programa e ganhos cognitivos por parte dos escolares que participaram desse projeto. As experiências positivas mostram-se maiores do que as negativas.
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