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Neuropsicologia e Educação: Relato de Experiência do Projeto de Extensão de Intervenção Neuropsicológica no Contexto Escolar (PRINCE)

Juliane Dreher Arceno, Rebeca Feltes, Daniela Bertoleti da Costa Cardozo, Laryssa Dias Sena, Janaina Cardoso, Rodrigo Giacobo Serra, Caroline de Oliveira Cardoso

Resumo


Este artigo visa descrever e apresentar o Projeto de Intervenções Neuropsicológicas no Contexto Escolar (PRINCE), que tem o objetivo de potencializar as habilidades cognitivas e emocionais de crianças dentro do ambiente da escola. Este é um relato de experiência a partir das vivências das crianças, professores e extensionistas participantes. Crianças demonstraram maior interesse em atividades grupais que permitiram heterorregulação, compartilhamento de vivências e identificação com narrativas e, foi possível verificar transferência no uso de estratégias aprendidas em outros ambientes em algumas crianças. Professores obtiveram proveito proporcional ao engajamento na intervenção e interesse pessoal na área; a eficácia da intervenção foi proporcional à participação do professor, motivação pessoal dos profissionais promoveu maior criatividade nas atividades, aplicabilidade dos conteúdos aprendidos à rotina de ensino, dificuldades encontradas em conciliar  o projeto com a jornada de trabalho convencional. Extensionistas perceberam oportunidade de relacionar conhecimentos teóricos aprendidos na graduação com a vivência prática da extensão, aumento de autonomia e capacitação para vida profissional, bem-estar e satisfação com os vínculos obtidos e resultados da intervenção. Proporciona-se grande qualificação a todos os envolvidos, maior nível em experiências positivas relacionadas ao programa e ganhos cognitivos por parte dos escolares que participaram desse projeto. As experiências positivas mostram-se maiores do que as negativas.


Palavras-chave


intervenção neuropsicológica; escolares; habilidades cognitivas e emocionais.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ef.v0i26.77604