Fortalecendo memórias afetivas de adolescentes institucionalizados: relato de experiência de oficina de fotografias
DOI:
https://doi.org/10.5380/ef.v0i26.79039Palavras-chave:
Abrigo, Institucionalização, Adolescente, Relações Interpessoais, Identificação Social.Resumo
Objetivo: Relatar a experiência da aplicação da oficina de interação “Revisitando minhas memórias” com adolescentes institucionalizados. Metodologia: O presente estudo é um relato de experiência de caráter qualitativo descritivo, elaborado pela equipe de trabalho do Programa de extensão ACOLHER, tendo como público-alvo crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional. A oficina foi realizada em agosto de 2019, com a participação de 15 adolescentes com idades entre 10 a 17 anos, pertencentes a Casa de Acolhimento A, como ferramenta de intervenção psicossocial. A atividade foi dividida em duas etapas, tendo a fotografia como dispositivo de interação e disparador da memória social e afetiva nos adolescentes. Resultados: A presente experiência possibilitou aos adolescentes reviverem momentos importantes de suas vidas, permitindo-os se expressarem, relembrarem boas memórias e se posicionarem frente à sua realidade, tornando-se protagonistas de suas histórias, além de integrar tempo, memória e afetividade na construção de sua identidade. Conclusão: A atividade permitiu aos jovens uma reconstrução e posicionamento frente a suas representações sociais, minimizando os estigmas oriundos de suas histórias e vivências antes e durante a institucionalização. Ademais, proporcionou a liberdade e a criatividade como forma de expressão, gerando dados positivos e significativos acerca da importância da educação continuada com esse público-alvo, considerando as grandes potencialidades existentes e as perspectivas de futuro promissoras.
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