EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA COMUNIDADE: AÇÕES EXTENSIONISTAS EM UMA COMUNIDADE DO SUL DO BRASIL

Authors

  • Vanusa Thaine Lubini Universidade Federal de Pelotas
  • Janaína Quinzen Willrich Universidade Federal de Pelotas
  • Dariane Lima Portela Universidade Federal de Pelotas
  • Lucas Henrique de Rosso Universidade Federal de Pelotas
  • Franlayde de Moura Evangelista Almondes Universidade Federal de Pelotas
  • Martina Michaelis Bergmann Universidade Federal de Pelotas
  • Thais Damasceno Oliveira Universidade Federal de pelotas
  • Gabriele de Brito Braga Universidade Federal de Pelotas
  • Elitiele Ortiz dos Santos Universidade Federal de Pelotas

Keywords:

Educação em saúde, Relações comunidade – instituição, Enfermagem em saúde comunitária

Abstract

Objetivo: Relatar sobre as práticas comunitárias de educação em saúde desenvolvidas pelo projeto de extensão “Educação em Saúde na Comunidade” da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas, em uma comunidade vizinha ao Campus Porto. Método: trata-se de um relato de experiência das atividades realizadas por meio de visitas domiciliárias, oficinas em escolas do bairro e em um grupo de mulheres, além de contato com as lideranças comunitárias. Resultados: Desde a fundação do projeto em 2010, foi realizado um total de 598 visitas domiciliárias. Nas oficinas da escola municipal e no grupo de mulheres da comunidade, foram realizadas, desde 2012, um total de 28 atividades de educação em saúde.  Considerações finais: A extensão universitária possibilita ao estudante uma formação crítica e voltada para o envolvimento social, estimulando o comprometimento e o respeito com cada indivíduo. 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Vanusa Thaine Lubini, Universidade Federal de Pelotas

Acadêmica de Enfermagem

Janaína Quinzen Willrich, Universidade Federal de Pelotas

Enfermeira. Msc em Enfermagem UFPel. Coordenadora do projeto.

Dariane Lima Portela, Universidade Federal de Pelotas

Acadêmica de Enfermagem

Lucas Henrique de Rosso, Universidade Federal de Pelotas

Acadêmico de Enfermagem.

Franlayde de Moura Evangelista Almondes, Universidade Federal de Pelotas

Acadêmica de Enfermagem

Martina Michaelis Bergmann, Universidade Federal de Pelotas

Acadêmica de Enfermagem

Thais Damasceno Oliveira, Universidade Federal de pelotas

Acadêmica de Enfermagem

Gabriele de Brito Braga, Universidade Federal de Pelotas

Acadêmica de Enfermagem

Elitiele Ortiz dos Santos, Universidade Federal de Pelotas

Enfermeira. Especialista em Estratégia de Saúde da Família. Cursa Pós-graduação em nível de mestrado na Universidade Federal de Pelotas. Faculdade de Enfermagem UFPel.

Published

2018-02-05

How to Cite

Lubini, V. T., Willrich, J. Q., Portela, D. L., de Rosso, L. H., de Moura Evangelista Almondes, F., Michaelis Bergmann, M., … Ortiz dos Santos, E. (2018). EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA COMUNIDADE: AÇÕES EXTENSIONISTAS EM UMA COMUNIDADE DO SUL DO BRASIL. Extensão Em Foco, 1(14). Retrieved from https://revistas.ufpr.br/extensao/article/view/36665

Issue

Section

EXPERIENCE REPORT