Conhecimento sobre a Criosfera e Mudanças Climáticas: relato de experiência durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
DOI:
https://doi.org/10.5380/ef.v0i31.85834Keywords:
Divulgação científica, Educação ambiental, Espaços não formais de ensino, Regiões polares.Abstract
O presente artigo é o relato de uma experiência extensionista realizada durante a 18a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia com o intuito de divulgar para a comunidade, em especial para estudantes e professores da educação básica, conhecimentos básicos sobre a Criosfera e as Mudanças Climáticas, estimulando a abordagem de tais temas nas escolas. Para tanto, foram realizadas interações com os visitantes do estande “Oceano e Antártica”, incluindo uma enquete, recursos educacionais concretos e experimentos demonstrativos. A enquete questionou se “urso-polar come pinguim”, despertando a curiosidade dos participantes e utilizando-se de materiais interativos para evidenciar a localização das regiões polares no globo. Após a interação e o manuseio dos recursos concretos, os participantes puderam rever suas respostas, verificando sua compreensão quanto à distribuição geográfica dos representantes mais icônicos de sua fauna. O efeito do derretimento de geleiras e banquisas devido às Mudanças Climáticas no nível dos Oceanos e do comportamento dos icebergs na água foi demonstrado por meio de experimentos utilizando materiais simples e acessíveis, incentivando a aplicação das metodologias e a abordagem do tema nas escolas. As atividades despertaram interesse e contribuíram para a divulgação científica.
Downloads
References
ABREU, C.; MIRANDA, S.; CARVALHO, P. Análise das publicações brasileiras sobre educação ambiental com enfoque na temática Mudanças Climáticas. Enciclopédia Biosfera, v. 16, n. 29, 2019.
AFFONSO, S.F. ; ZANIN, A. ; KIEM, S.Z. ; COSTA, E. S. ; RIOS, F. S. Construção do conhecimento científico através de experimentações sobre as regiões polares. In: XII Congresso Nacional de Educação (EDUCERE), 2015, Curitiba. Anais.... Curitiba: Champanhat, v. 12. p. 2700-2707, 2015.
ARAÚJO, C. W. C; RIBEIRO, M.A.P, MOLL, J. Ciência móvel, educação integral e cidades que educam. Revista Vagalumear. v. 2, n. 2, p. 135-152. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
IPCC. Intergovernmental Panel on Climate Change. O Oceano e a Criosfera em um clima em mudança. Traduzido pelo MCTI - Governo do Brasil. 2019. Disponível em:https://www.ipcc.ch/site/assets/uploads/sites/3/2020/11/SROCC_SPM_Portuguese.pdf. Acesso em: dezembro de 2021
GLOBE. Ocean Protocol Bundle. Disponível em: https://www.globe.gov/web/earth-systems/community/ocean-protocol-bundle. Acesso em: abril de 2022.
GOLDEMBERG, J. et al. Antártica e as mudanças globais: um desafio para a humanidade (Vol. 9). São Paulo: Blucher, 2011.
OLIVEIRA, A. N.; DOMINGOS, F.O.; COLASANTE, T. Reflexões sobre as práticas de educação ambiental em espaços de educação formal, não-formal e informal. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), v. 15, n. 7, p. 9-19, 2020.
OLIVEIRA, K. K.; DE SOUZA, R. Mudanças climáticas na educação: um levantamento das práticas, ferramentas e tecnologias digitais. In: Workshop de computação aplicada à gestão do meio ambiente e recursos naturais (WCAMA), 11, 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 151-160. ISSN 2595-6124. DOI: https://doi.org/10.5753/wcama.2020.11029.
OLIVEIRA, N. C. R. DE; OLIVEIRA, F. C. S. DE; CARVALHO, D. B. DE. (2021). Environmental education and climate change: perception and practices of teachers in sustainable schools. In SciELO Preprints. https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.2041.
RESENDE, B.R.P.; RECKEL, C.C.; KAUARK, F.S.; COTT, N.G.S.; CUNHA, S.G. Relato de experiência: divulgação do projeto Jardim Sensorial. Revista Extensão em Foco, Palotina, n. 24, p. 298-313, ago./dez. 2021.
ROCHA, J. N. Museus e centros de ciências itinerantes: análise das exposições na perspectiva da Alfabetização Científica. 2018. 449 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018.
RODRIGUES, L. C.; SANTOS, E. A.; MELO, W.; ALENCAR, A. S. Análise da abordagem do tema "Antártica" em livros didáticos do ensino fundamental. IV Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente (Anais). 2014.
SILVA, E. M. O papel da Educação Ambiental nas ações de combate às mudanças climáticas. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), v. 14, n. 2, p. 387-396, 2019.
SILVA, C. C. M.; GUIMARÃES, M. Mudanças climáticas, saúde e educação ambiental como política pública em tempos de crise socioambiental. Revista de Políticas Públicas, v. 22, p. 1151-1170, 2018.
ZANIN, A. C.; GONZALEZ, C.E.F.; RIOS, F. S. Projeto polar na escola: reflexão acerca do nível dos oceanos por meio de experimentação. In:IX Seminário Internacional de Educação de Pinhais, 2019, Pinhais.Anais...,v.IX.p.1.,2019. Disponível em: http://www.pinhais.pr.gov.br/seminariointernacional/wp-content/uploads/2019/11/XIX_Seminario_Internacional_de_Educacao_de_Pinhais_2019_Anais.pdf. Acesso em: maio de 2022.
ZANIN, A.C.; BIANCO, S.Y.; ZISCHLER, L.; AFFONSO, S.F.; RIOS, F.S. Atividade: Localização das regiões polares: confecção de globo e bandeirinhas. 2021a. Disponível em: https://www.interantar.com/confeccao-de-bandeirinhas. Acesso em 29 de abril de 2022.
ZANIN, A.C.; KIEM, S.Z.; AFFONSO, S.F.; RIOS, F.S. Experimento / Atividade Investigativa: Mudanças Climáticas e o nível dos oceanos. 2021b Disponível em: https://www.interantar.com/mudancas-climaticas-e-o-nivel-dos-oceanos. Acesso em 29 de abril de 2022.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright in articles published in this journal rests with the author, with first publication rights to the journal. As a result of being published in this open access journal, the articles are free to use, and any part of the publications may be reproducing provided that proper credit is given.
All articles published in the Journal Extensão em Foco are under CC BY 4.0 International license.


