As redes sociais no ensino remoto: As possibilidades de aplicação e as percepções de professores a partir de uma experiência formativa
DOI:
https://doi.org/10.5380/ef.v0i27.84375Keywords:
Redes sociais, ensino, aprendizagem, ensino remoto.Abstract
Este trabalho objetiva discutir as possibilidades de uso das redes sociais e as percepções dos professores sobre a aplicação dessas ferramentas na educação, a partir da experiência desenvolvida em um curso de extensão oferecido no formato remoto. Metodologicamente, o estudo pauta-se na análise das produções elaboradas nas ferramentas Instagram, Facebook, Whatsapp e Telegram e nas visões dos participantes sobre o uso desses aplicativos na sala de aula. Como resultado, evidencia-se o desenvolvimento de atividades interativas síncronas e assíncronas, a sistematização de conteúdos, a partilha e curadoria de materiais, assim como a ampliação de novos olhares sobre as funcionalidades, o que tem a potencialidade de fomentar a criação de novas metodologias.
References
BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto editora, 1994.
CARVALHO, L. S.; FONSECA, A. V.; COSTA, F. W. L.; MELO, M. S. de. Ensino remoto emergencial: proposições e tutoriais para o uso de Recursos Digitais em aulas remotas. UFRN: SEDIS, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/32035> Acesso em: 3 dez de 2021.
DA SILVA, F. S.; SERAFIM, M. L. Redes sociais no processo de ensino e aprendizagem: com a palavra o adolescente. Teorias e práticas em tecnologias educacionais, p. 67, 2016. Disponível em: <https://static.scielo.org/scielobooks/fp86k/pdf/sousa-9788578793265.pdf#page=66> Acesso em: 3 dez de 2021.
DIAS, Érika; PINTO, Fátima Cunha Ferreira. A Educação e a Covid-19. Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação, v. 28, p. 545-554, 2020. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ensaio/a/mjDxhf8YGdk84VfPmRSxzcn/?lang=pt> Acesso em: 3 dez de 2021.
GAMA, José Antonio Aguiar et al. “Nós somos as redes”: reflexões sobre o uso das redes sociais na escola. Humanidades & Inovação, v. 7, n. 9, p. 184-193, 2020. Disponível em: <https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/2244 > Acesso em: 3 dez de 2021.
GUIDOTTI, Charles. Formação de professores para a docência no contexto online: Uma experiência formativa. Extensão em Foco, n. 25, 2021. Disponível em: < https://revistas.ufpr.br/extensao/article/view/81198 > Acesso em: 07 Jan de 2022.
KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 8.ed. Campinas, SP. Papirus, 2012.
LEKA, A. R.; GRINKRAUT, M. L. A utilização das redes sociais na educação superior. Revista Primus Vitam. v. 7, n. 2, p. 1-12, 2014. Disponível em:<http://delphos-gp.com/primus_vitam/primus_7/aline.pdf > Acesso em: 3 dez de 2021.
LIMA, S. G. S; COSTA, A. S.; PINHEIRO, M. T. F. Redes sociais na educação: desdobramentos contemporâneos diante de contextos tecnológicos. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 4, p. 42341-42357, 2021. Disponível em: <https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/28884/22827> Acesso em: 3 dez de 2021.
LORENZO, E. M. A utilização das redes sociais na educação. Clube de Autores, 2013.
LEAL, J. Redes sociais na sala de aula. Indagatio Didactica, v. 3, n. 2, p. 129-143, 2011. Disponível em: < https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/4542> Acesso em: 3 dez de 2021.
MORAN, J. M. Internet no Ensino Universitário: Pesquisa e Comunicação na sala de aula. Botucatu, 1998. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/icse/v2n3/10.pdf >. Acesso em: 28 nov. 2021.
MOREIRA, JA. JANUÁRIO, S. Redes sociais e educação: reflexões acerca do Facebook enquanto espaço de aprendizagem. In: PORTO, C., and SANTOS, E., orgs. Facebook e educação: publicar, curtir, compartilhar. Campina Grande: EDUEPB, 2014, p. 67-84.
OLIVEIRA, F. T. C. de; MARTINS, E. S. Ensino remoto, redes sociais e trabalho docente: o impacto do covid-19 nos processos pedagógicos no ensino e os caminhos alternativos para inclusão. Anais do CIET: EnPED: 2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1750>. Acesso em: 29 nov. 2021.
PATRÍCIO, M. R.; GONÇALVES, V. Utilização educativa do facebook no ensino superior. l Conference learning and teaching in higher education, 2010. Disponível em: <https://bibliotecadigital.ipb.pt/handle/10198/2879 > Acesso em 03 dez. 2021.
RECUERO, R. Redes Sociais na Internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.
CGI. TIC Educação 2019. Resumo Executivo - Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2019.
SANTAELLA, L. Desafios da ubiquidade para a educação. Ensino superior Unicamp, 2013. Disponível em: < https://www.revistaensinosuperior.gr.unicamp.br/artigos/desafios-da-ubiquidade-para-a-educacao > Acesso em: 14 dez. 2021.
UMBELINA, V. Redes sociais: aliadas ou vilãs da educação. Hipertextus Revista Digital, n. 9, p. 2-13, 2012.