Open Journal Systems

Formação de professores para a docência no contexto online: Uma experiência formativa

Charles Guidotti

Resumo


O presente texto, resultante da participação do autor no processo formativo Cirandar: rodas de investigação na escola (2020-2021), apresenta uma experiência formativa com docentes de uma universidade pública brasileira no período de agosto a dezembro de 2020, durante a pandemia da Covid-19. O texto, constituído por três cartas, descreve e teoriza aspectos da estruturação do Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA Ser professor no contexto Online, que oportunizou desenvolver atividades formativas com professores do Ensino Superior, geograficamente distantes. A carta I apresenta o autor e as suas motivações iniciais, assim como a intenção de estudo a ser desenvolvido ao longo da nona edição do Cirandar. A carta II apresenta o contexto do estudo, constituído a partir do desafio de promover formação de professores para o desenvolvimento do ensino superior, de modo não presencial (ou remoto). Por fim, a carta III apresenta o desenho didático, os recursos pedagógicos e tecnológicos utilizados, seguindo a perspectiva teórico-prática da educação online, na proposta formativa.


Palavras-chave


Cirandar. Educação online. Formação de professores.

Texto completo:

PDF

Referências


PIMENTEL, M. Princípios do desenho didático da educação online. Revista Docência e Cibercultura, v. 2, n. 3, p. 33-53, 2018.

PIMENTEL, M; CARVALHO, F. "Princípio da Educação online: para sua aula não ficar massiva nem maçante!". 2020. Disponível em: http://horizontes.sbc.org.br/index.php/2020/05/23/principios-educacao-online/. Acesso em: 30/06/2020.

SANTOS, E. "EAD, palavra proibida. Educação online, pouca gente sabe o que é. Ensino remoto, o que temos para hoje. Mas qual é mesmo a diferença?". 2020. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/announcement/view/1119. Acesso em: 30/06/2020.

SANTOS, E. Pesquisa formação na cibercultura. 1. ed. Piauí: Edufpi.; 2019.

SANTOS, E; SILVA, M. O Desenho Didáticos Interativo na Educação Online. Revista Iberoamericana de Educación. n. 49, 2009.

SILVA, M. Educação online: teorias, práticas, legislação, formação corporativa. 4. ed. São Paulo.; 2012.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ef.v0i25.81198