O abalo das certezas pela pandemia de Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.5380/ef.v0i25.81244Keywords:
Cirandar, aprendizagem ativa, formação de professoresAbstract
Neste texto, apresentamos um relato de experiência a partir da escrita de cartas, proporcionado pelo projeto de extensão para formação de professores Cirandar: rodas de investigação na escola, promovido pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), na região de Bagé, no Rio Grande do Sul, durante o período de agosto de 2020 a abril de 2021. No relato, visamos mostrar alguns aspectos deste processo de autoformação, a partir de cartas recebidas por e-mail da coordenação do projeto, orientando a escrita das cartas dos participantes. Iniciando pela primeira carta, com a apresentação dos integrantes do grupo; a segunda carta, sobre os temas de interesse para estudo e discussões sobre os desafios da docência e da adaptação ao modo remoto de trabalhar; e na terceira carta, uma discussão teórica sobre aprendizagem ativa que finaliza com algumas considerações sobre as aprendizagens promovidas por esse processo formativo. Destaca-se, nessa edição do Cirandar, o acolhimento por meio da liberdade de escrita sobre os sentimentos nesse período, a reflexão provocada pelos questionamentos feitos pelos pares de leitura e o espaço para pensarmos sobre nós mesmos e a profissão docente.
Downloads
References
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Comunidades Aprendentes. In: FERRARO JÚNIOR, Luiz Antonio. Encontros e Caminhos: Formação de Educadoras(es) Ambientais e Coletivos Educadores. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2005.
DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. A formação acadêmico-profissional: compartilhando responsabilidades entre universidades e escolas. In: XIV ENDIPE. Porto Alegre, RS, 2008.
FELDER, Richard M.; BRENT, Rebecca. Active learning: An introduction. January 2009. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/242102584. Acesso em: 25 de mar. 2021.
IZQUIERDO, I. Memória. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2011.
MELLO, Elena Maria Billig; SALOMÃO DE FREITAS, Diana Paula. Formação acadêmico- profissional de professores(as). Formação Docente, Belo Horizonte, v. 11, n.20, jan./abr. 2019. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/
rbpfp/article/view/215/199. Acesso em: 23 mar. 2021.
MOREIRA, M.A. (2005). Aprendizagem significativa crítica. Porto Alegre: Instituto de Física, UFRGS. Disponível em: http://moreira.if.ufrgs.br/oqueeafinal.pdf .
Acesso: 20 mar. 2021.
MOREIRA, Marco Antonio. Abandono da narrativa, ensino centrado no aluno e Aprender a aprender criticamente. Revista Eletrônica do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente. v.4 n1 p.2-17, Abril 2011. Disponível em: http://moreira.if.ufrgs.br/oqueeafinal.pdf. Acesso: 20 mar. 2021.
MORIN, Edgar. Um festival de incerteza. Sem Fronteiras. 1 de Junho de 2020. Disponível em: https://www.insurgencia.org/blog/edgar-morin-um-festival-de-incerteza Acesso: 18 mar. 2021.
ZWICKER, Melanie Retz Godoy dos Santos. A aprendizagem ativa e o cérebro: contribuições da neurociência para uma nova forma de educar. In: SANTOS, Célia Maria Retz Godoy dos; FERRARI, Maria Aparecida (org.) Aprendizagem ativa: contextos e experiências em comunicação. Bauru: Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2017. p.49-74. Disponível em: www.faac.unesp.br/#!/publicacoes/. Acesso: 25 mar. 2021.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright in articles published in this journal rests with the author, with first publication rights to the journal. As a result of being published in this open access journal, the articles are free to use, and any part of the publications may be reproducing provided that proper credit is given.
All articles published in the Journal Extensão em Foco are under CC BY 4.0 International license.


