Cartas do CIRANDAR: movimento co-partilhado de formação acadêmico-profissional docente
DOI:
https://doi.org/10.5380/ef.v0i25.81220Keywords:
Formação acadêmico-profissional, experiência docente, inovação pedagógica.Abstract
Esta escrita é composta por um conjunto de cartas escritas a partir do projeto de extensão CIRANDAR 2020: rodas de investigação na escola, coordenado por um coletivo docente da Universidade Federal de Rio Grande - FURG, no qual participei. Estas cartas relatam um pouco da minha experiência docente, escritas a partir das cartas recebidas da coordenação do CIRANDAR, sendo que a primeira foi a resposta especialmente à indagação: “Como cheguei até aqui?”; na segunda introduzo a escolha da temática que desejava estudar; a terceira carta aprofundei a temática e a quarta carta compôs o meu registro sobre a minha leitura entre pares. Considero que foi um movimento de revisitar, enquanto docente, minha formação acadêmico-profissional de forma co-partilhada e coletiva.
Downloads
References
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Disponível em http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019-pdf/135951-rcp002-19/file Acesso em jan. 2020.
CARBONELL, J. A aventura de inovar: a mudança na escola. Porto Alegre: Artmed Editora, 2002.
CUNHA, M. I. da. Inovações pedagógicas: tempos de silêncios e possibilidades de produção. Interface - Comunic., Saúde, Educ., v7, n13, p.149-58, ago 2003.
LARROSA, J. B. Esperando não se sabe o quê: sobre o ofício de professor. Autêntica Editora. Edição do Kindle, 2018.
LARROSA, J. B. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação. Jan/Fev/Mar/Abr, Nº 19, 2002.
LEITE, D.; GENRO, M. E. H.; BRAGA, A. M. e S. Inovações pedagógicas e demandas ao docente na universidade. In.: LEITE, D.; GENRO, M. E. H.; BRAGA, A. M. e S. (Orgs). Inovação e Pedagogia Universitária. Porto Alegre, Editora da UFRGS, 2011.
MELLO, E. M. B.; SALOMÃO DE FREITAS, D. P. Inovação Pedagógica – um princípio em movimento. Anais... IV Seminário de Inovação Pedagógica: vivências democráticas na relação ensino-aprendizagem. Unipampa, 04 e 05 dez. 2020. (No prelo).
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright in articles published in this journal rests with the author, with first publication rights to the journal. As a result of being published in this open access journal, the articles are free to use, and any part of the publications may be reproducing provided that proper credit is given.
All articles published in the Journal Extensão em Foco are under CC BY 4.0 International license.


