A formação de professores em rede no Cirandar
DOI:
https://doi.org/10.5380/ef.v0i25.81175Keywords:
Extensão. Experiência. Escrita.Abstract
Apresenta-se o processo de formação Cirandar: rodas de investigação na escola, um processo anual de formação acadêmico-profissional de professores com aposta na escrita de relatos de experiência e na pesquisa da sala de aula dos professores participantes. Esse processo sustenta-se numa abordagem que argumenta em favor da formação desenvolvida nas relações sociais e interações entre os sujeitos. Em diálogo intenso sobre questões pertinentes aos participantes, problematiza-se a prática docente, exigindo do professor a busca pelos fundamentos que sustentam o seu fazer. Nesse sentido, a sala de aula de cada professor é o objeto de interesse e estudo, de modo que o processo de formação foca na escrita acerca da sua prática educativa, na leitura entre pares, na reescrita a partir da leitura entre pares, na partilha em Roda de Formação como artefatos de pesquisa, formação e constituição de professores-pesquisadores. O Cirandar inspira-se em projetos desenvolvidos em rede com universidades parceiras e nos Encontros Iberoamericanos de Colectivos e redes de Maestros y Maestras que Hacen Investigación e innovación desde su escuela y comunidade, do qual prioriza os processos de autoria dos próprios docentes, a partir do processo de publicização das suas experiências.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright in articles published in this journal rests with the author, with first publication rights to the journal. As a result of being published in this open access journal, the articles are free to use, and any part of the publications may be reproducing provided that proper credit is given.
All articles published in the Journal Extensão em Foco are under CC BY 4.0 International license.


