Formação de professores no contexto online: concepções propiciadas pela escrita sobre o estágio docência
DOI:
https://doi.org/10.5380/ef.v0i25.81169Keywords:
Formação de Professores, Estágio Docência, Online.Abstract
Esse artigo registra o processo formativo constituído pela autora através da leitura e escrita de cartas durante a participação no Cirandar: rodas de investigação na escola - 2020-21, edição online. As cartas que constituem esse artigo comunicam o processo formativo de uma professora-tutora motivada a pensar e repensar aspectos teórico-práticos da formação e constituição docente, partindo de suas experiências no contexto online do curso de Licenciatura em Ciências EaD da FURG. Busca-se compreender sobre a formação docente a partir da escrita das memórias nos estágios docência, tanto na posição de estagiária como de orientadora de estágio. O artigo está organizado em três cartas: a primeira objetiva a apresentação da pesquisadora; a segunda comunica sua intenção de pesquisa e a terceira registra suas conclusões e compreensões. Do processo, conclui-se que a formação de professores em contextos online deve buscar metodologias que valorem a dialogicidade, interdisciplinaridade, contextualização e a escrita em diferentes momentos do percurso formativo docente.
Downloads
References
FAZENDA, I. C.A. Interdisciplinaridade: História, teoria e pesquisa. 2ª ed., São Paulo: Papirus, 1995
FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade: um projeto em parceria. São Paulo: Edições Loyola, 1991.
FAZIO, A.F.; HECKLER, V. GALIAZZI, M.C. Formação continuada: discussão e reflexão sobre a prática do professor tutor. In: SANTOS, A.B.; MACHADO, R.B; COLVERO, R.B (org.). Pesquisa e Sociedade: desafios e possibilidades. Pelotas: BasiBooks, 2020, p. 484-496.
FAZIO, A. F. ; OLIVEIRA, A.P.P.; HECKLER, V. Prática Docente no Ensino de Física: campo investigativo oportunizado pelo estágio supervisionado. In: XIX Congresso de Iniciação Científica - IX Mostra de Produção Universitária FURG. 2010. Rio Grande. Disponível em: https://propesp.furg.br/anaismpu/cd2010/cic.html. Acesso em 4 dez. 2020
HECKLER, V.; FAZIO, A. A.; RUAS, F. P. Investigation with experimental practical activities in training geographically distant teachers. Journal of Research and Knowledge Spreading, v. 1, n. 1, 2020.
MACHADO, L.; BIERHALZ, C. D. K.. Implicações do estágio supervisionado na formação do professor de Ciências. RELACult-Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade, v. 5, n. 4, 2019.
MIRANDA, A. K. P. O estágio obrigatório na formação de professores, na modalidade a distância, da UFMS. In: ROCHA, P.G. (org.). 10 anos de Educação a Distância na UFMS: as experiências das licenciaturas. Porto Alegre, RS: Editora FI, 2018, p. 9-36.
MORAES, R. Reconstruções em interações na linguagem: aprendizagens pela pesquisa em de EAD. Em Teia| Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, v. 2, n. 3, 2011.
PETRUCCI, M. I. F.; MEDEIROS, A. G.; SHIMABUKURO, E. K. H. Tutoria na formação de professores de ciências-um modelo pautado na racionalidade prática. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 1, n. 3, 2001.
ZANOTTO, L,; SOMMERHALDER A.; NICOLIELO, M.E.; MARTINS, A. O. Interações Virtuais entre Tutores e Estudantes no Moodle: Processos Educativos em Contexto de Estágio na Educação InfantiL. Reflexão e Ação, v. 25, n. 1, p. 218-237, 2017.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE. 2018. Curso de Licenciatura em Ciências-Rio Grande/RS. In: Projeto Pedagógico do Curso de Graduação a distância Licenciatura em Ciências/FURG
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright in articles published in this journal rests with the author, with first publication rights to the journal. As a result of being published in this open access journal, the articles are free to use, and any part of the publications may be reproducing provided that proper credit is given.
All articles published in the Journal Extensão em Foco are under CC BY 4.0 International license.


