Portfólios: escrever em rodas de formação

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5380/ef.v0i25.80558

Keywords:

Formação de professores. Portfólios. Avaliação

Abstract

Apresento neste texto a carta que reúne as cartas escritas durante o processo de formação Cirandar 2020: rodas de investigação na escola. A carta me apresenta brevemente, conta sobre a decisão do tema a estudar e depois apresenta o texto que resultou deste estudo, produzido com duas colegas. O objetivo do estudo foi compreender os portfólios como artefatos da formação de professores. Esta intenção, por um lado, surge da minha proposição de portfólios no Programa Institucional de Bolsas da Universidade Federal do Rio Grande – PIBD/FURG, que, em todos seus editais, produziu mais de uma centena de portfólios. Por outro lado, está também sustentada na difusão que os portfólios tiveram em diferentes contextos formativos ao redor do mundo. Trago assim uma das categorias de análise resultante da pesquisa e do estudo sobre os portfólios a partir de um mapeamento bibliográfico: os portfólios de avaliação. O estudo mostrou que para usar os portfólios na formação é preciso antes, estudar o conceito de avaliação para saber se este conceito sustenta a intenção pedagógica do professor

Author Biography

Maria do Carmo Galiazzi, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Professora titular da Universidade Federal do Rio Grande com atuação na formação de professores e de pesquisadores nos programas de pós-graduação em Educação Ambiental e Ensino de Ciências da FURG

References

ALSHAWI, Arrej T.; ALSHUMAIMERI, Yousif A. Teacher Electronic Portfolio and its Relation to EFL Student Teacher Performance and Attitude. International Journal of Education & Literacy Studies. v. 5, n. 1, Jan. 2017.

ALVARENGA, Georfravia; ARAUJO, Zilda; Portfólio: conceitos básicos e indicações para utilização. Est. Aval. Educ., 2006, Vol. 17(33), p. 137-147.

BANFI, Cristina. Portfolios: integrating advanced language, academic and professional skills. ELT Journal. vol. 57/1, Jan. 2003. Accessed 19 Dec. 2020.

BECK, Robert J.; NAVA, Livne L.; BEAR, Sharon L. Teachers, self-assessment of the effects on formative and summative electronic portfolios on professional development. European Journal of Teacher Education, v. 28, n. 3, October 2005, p. 221-244.

BIEMBENGUT, Maria Salett. Mapeamento na pesquisa educacional. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2008, 135 p.

DENNEY, Maria K.; GRIER, Jeanne M.; BUCHANAN, Merylin. Establishing a portfolio assessment framework for pre-service teachers: a multiple perspectives approach. Teacher in Higher Education. v. 17, n. 4, p. 425-437

GALIAZZI, Maria do Carmo; LIMA, Valderez R.; RAMOS, Maurivan G. A fusão de horizontes na Análise Textual Discursiva. Revista de Pesquisa Qualitativa, 2020, v.8, n.20, p. 610-640.

GALIAZZI, Maria do Carmo; SOUSA, Robson Simplício de. Atos de Pesquisa em Educação. 2019, Atos de Pesquisa em Educação, v. 15, n. 4, p. 1167-1184.

GAMA, Zacarias Jaegger. Avaliação Formativa: ensaio de uma arqueologia. Est. Aval. Educ. n. 29, jan/sun. 2004.

GRACIA, Raul W. C. El portafolio electrónico como instrumento de evaluación y como estrategia de autorregulación en la formación de profesionales en música. Revista Educación. 2018, v. 42, n. 2, p. 2215-2644

GEIGER, John; SHUGARMAN, Sherrie. Portfolios and case studies to evaluate teacher education students and programs. Action in Teacher Education, 1988, 10:3, 31-34.

GELFER, Jeffery; PERKINS, Peggy G. A Model for Portfolio Assessment in Early Childhood Education Programs. Early Childhood Education Journal, 1996, vol. 24, n. 1p. 5-10.

HAUGE, Trond Elliv. Portfolios and ICT as means of professional learning in teacher education. Studies in Education Evaluation, 200, n. 32, p. 23-36

LOMBARDI, Judy. To Portfolio or Not to Portfolio: Helpful or Hyped? College Teaching, 2008, Vol.56(1), p.7-10.

MILLS, Lynne. Educating Undergraduate Education Majors in the Use of Portfolio Assessment for Preschoolers, Journal of Early Childhood Teacher Education, 1006, vol 17:2, 32-38.

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo, Análise Textual Discursiva, 3. ed. Unijuí, 2016.

NASCIMENTO, Lucilene Aparecida E Lima do; RÔÇAS, Giselle. Portfólio: uma opção de avaliação integrada para o ensino de Ciências. Est. Aval. Educ. São Paulo, v. 26, n. 63, p. 742-767, set./dez., 2015.

NASCIMENTO, Anelise Monteiro; BARBOSA, Silvia Néli Falcão. Educa - Revista Multidisciplinar em Educação, Porto Velho, v.6, n. 16, p. 27-48, out./dez., 2019

OLIVEIRA, Delcy Lacerda de; ELLIOT, Lígia Gomes. O portfólio como Instrumento de Avaliação da Aprendizagem na Escola Montessoriana. Meta: Avaliação, v. 4, n. 10, 2012.

PINTO, R. O; ROCHA, M. S. P. M. L. A avaliação formativa: reflexões sobre o conceito no periodo de 1999 a 2009. Est. Aval. Educ., São Paulo, v. 22, n. 50, p. 553-576, set./dez. 2011

RAPOSO, Mirian Barbosa Tavares; SILVA, Marilda Lemos. Avaliação no Ensino Médio: o portfólio como proposta. Cadernos de Educação, Pelotas, v. 42, p. 259-281, mai a ago, 2012.

SAUL, Ana Maria. Referenciais freireanos para a prática da avaliação. Revista de Educação. PUC-Campinas, n. 25, p. 17-24, nov. 2008.

SHEPERD, Craig E.; HANNAFIN, Michael J. Examining preservice teacher inquiry through vídeo-based, formative e-portfólios. Journal of Computing in Teacher Education. v. 25, n. 1, 2008 publicado online Fev. 2014.

SHULMAN, L.S., HAERTEL, E., BIRD, T. Toward alternative assessments of teaching: a repost or work in progress. Unpublished manuscript, Stanford University, School of Education, Teacher Assessment Project, 1988.

SMITH K.; TILLEMA, H. Use of criteria in assessing Teaching portfolios: judgemental practices in summative evaluation. Scandinavian Journal of Educational Research. v.51, n. 1, February 2007, p. 103-117.

SOUSA, Robson S. ; GALIAZZI, Maria do Carmo. O jogo da compreensão na análise textual discursiva em pesquisas na educação em ciências: revisitando quebra-cabeças e mosaicos. Ciência & Educação (Bauru) v. 24, n. 3, p. 799-814.

TINOCO, Eliane de Fátima Vieira. Portfólios: mais um modismo na Educação? Revista Eletrônica de Educação. São Carlos, v. 6, n. 2, 2012.

VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas. O portfólio no curso de Pedagogia: ampliando o diálogo entre professor e aluno. Educ. Soc., Campinas, vol. 26, n. 90, p. 291-306, Jan./Abr. 2005

VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas Conversas sobre avaliação. Campinas: Papirus, 2019.

VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas. Esmiuçando a avaliação formativa In: VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas. Conversas sobre avaliação. Campinas: Papirus, 2019.

WANG, Shuyan; TURNER, Sandra. Learning experiences in developing eletronic portfolios, International Journal of Information and Communication Technology Education, v. 2, n. 3, p. 75-86, Jul/Sept2006.

YAO, Yuankun Thomas, MATT; Nickens, Joyce A. D; BURKETT, Ruth S.; LAMSON, Sharon. Validity evidence of an electronic portfólio for preservice teachers. Educational Measurement: Issues and Practice. Spring 2008.

ZUBIZARRETA, John. Teaching portfolios and the beginning teacher. Phi Delta Kappan, v. 76, n. 4, Dec. 1994, p. 323 +. Gale Academic OneFile, https://link-gale.ez40.periodicos.capes.gov.br/apps/doc/A16527522/AONE?u=capes&sid=AONE&xid=d25a1e55. Accessed 12 Jun. 2020

Published

2021-12-01

How to Cite

Galiazzi, M. do C. (2021). Portfólios: escrever em rodas de formação. Extensão Em Foco, (25). https://doi.org/10.5380/ef.v0i25.80558

Issue

Section

EXPERIENCE REPORT