Construção de materiais formativos digitais inclusivos: desafios e possibilidades

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5380/ef.v0i23.80492

Keywords:

Inclusão. Materiais digitais, Audiodescrição, Libras, Extensão

Abstract

Este trabalho tem por objetivo relatar o processo de construção de materiais multimidiáticos inclusivos, em formato de vídeos e art post, destinados à formação docente. Estas ações são desenvolvidas em dois projetos de extensão que fazem parte do Observatório XXX (suprimido para não identificar os autores). A partir da reestruturação dos projetos, em função da pandemia de coronavírus, identificou-se a necessidade de criar materiais multimidiáticos e que estes fossem inclusivos. No texto, são descritos os tipos de materiais produzidos, os meios empregados para torná-los inclusivos e os produtos derivados deste processo, como o Manual de Art Post e o Manual de Editoração de Vídeos, que se tornaram base para a produção de materiais futuros para todo o grupo. Destacam-se as possibilidades e os desafios encontrados, como a inserção da Audiodescrição nos materiais. Sugere-se que todos os outros projetos de extensão tenham a inclusão como meta, planejando-se a inclusão da interpretação em Libras - Língua Brasileira de Sinais e Audiodescrição como elementos essenciais das atividades extensionistas.

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Author Biographies

Gabrieli Kmiecik, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curso de Matemática

Graduanda em Matemática na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Bolsista pela FUNPAR no projeto de extensão Convivência Ética em Tempos de COVID-19 do Observatório do Clima Institucional e Prevenção da Violência em Contextos Educacionais. Integrante do PET Matemática.

Mikaely Pereira Santos, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curso de História, Memória e Imagem

Graduanda no bacharel de História, Memória e Imagem pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).  Bolsista pela PROEC- UFPR no projeto de extensão "Violência Nota Zero" integrante do Observatório do Clima Institucional e Prevenção da Violência em Contextos Educacionais.

Eduarda Pinheiro dos Santos, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curso de Licenciatura em Música

 Graduanda no curso de Licenciatura em Música pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).  Integrante do Observatório do Clima Institucional e Prevenção da Violência em Contextos Educacionais.

Karianny Aparecida Gerotto del Mouro, Instituto Federal do Paraná, Campus Assis Chateaubriand

Tradutora Intérprete de Libras na Instituto Federal do Paraná, Licenciada em História e Educação Inclusiva com ênfase em Libras. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas da UFPR.

Ana Carina Stelko-Pereira, Universidade Federal do Paraná, Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação

 Professora Adjunta do Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação, Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná

Loriane Trombini Frick, Universidade Federal do Paraná, Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação

Doutora em Educação pela UNESP. Professora Adjunta na Universidade Federal do Paraná, no Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação. Membro do GT Psicologia e Moralidade da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP). Desenvolve pesquisa sobre bullying, estratégias antibullying, conflitos interpessoais, clima universitário e convivência ética na escola e universidade.

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Published

2021-06-01

How to Cite

Kmiecik, G., Santos, M. P., Pinheiro dos Santos, E., Gerotto del Mouro, K. A., Stelko-Pereira, A. C., & Trombini Frick, L. (2021). Construção de materiais formativos digitais inclusivos: desafios e possibilidades. Extensão Em Foco, (23). https://doi.org/10.5380/ef.v0i23.80492

Issue

Section

EXPERIENCE REPORT