Iniciação à docência em Física inspirada no ensino por investigação
DOI:
https://doi.org/10.5380/ef.v0i19.63871Keywords:
educação científica, trabalho e energia, formação de professores.Abstract
Os limitados resultados da educação científica e, em especial, do ensino de Física, explicam-se, em parte, pelas carências na formação específica de professores na área. Os processos de iniciação à docência sofrem para conectar as teorias pedagógicas a uma realidade escolar depauperada, e isso desafia ainda mais a transposição dos conteúdos de referência em vivências cativantes para os alunos. Este artigo narra uma experiência de iniciação docente de um licenciando em Física, por ocasião de sua participação em um projeto de extensão universitária, e as reflexões decorrentes. Relata-se sua inspiração por um referencial pedagógico e se apresenta o planejamento didático e a descrição de seis aulas sobre “Trabalho e Energia” para uma turma de primeiro ano do ensino médio, na perspectiva do “ensino por investigação”.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright in articles published in this journal rests with the author, with first publication rights to the journal. As a result of being published in this open access journal, the articles are free to use, and any part of the publications may be reproducing provided that proper credit is given.
All articles published in the Journal Extensão em Foco are under CC BY 4.0 International license.


