O PRECONCEITO E A LITERATURA INFANTIL NA FORMAÇÃO CONTINUADA COM PROFESSORES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Authors

  • Jully Fortunato Buendgens UNIDAVI
  • Thaís de Oliveira Vieira UNIDAVI
  • Izadora França Wiese UNIDAVI

Keywords:

formação continuada, preconceito, literatura infantil

Abstract

Este artigo trata do relato de um projeto de extensão universitária que propõe oferecer formação continuada aos professores de escolas públicas tendo como foco o preconceito na literatura infantil. O preconceito é um fenômeno que tem origem nas relações sociais e são produtos da vida cotidiana em especial modo das desigualdades no acesso aos recursos culturais produzidos ao longo de nossa história. A experiência desta extensão nos mostra que o preconceito é um tema de grande interesse dos professores da educação básica, mas que ainda temos um longo caminho pela frente no sentido de superar práticas alienadas. A maior parte dos professores afirmam não possuir preconceitos o que diante de discussões contraditórias, denuncia a falta de clareza e reflexão pessoal a respeito da construção histórica dos preconceitos de cada indivíduo. Pois, embora não seja possível eliminar o preconceito de nossa sociedade, tomar consciência deles, é um primeiro passo para eliminar ou ao menos combater a discriminação efetivada pelos preconceitos. Com isso, abordar temáticas promotoras de conflitos é um desafio para a escola, mas também uma necessidade que se mostra cada vez mais urgente.

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Author Biographies

Jully Fortunato Buendgens, UNIDAVI

Psicóloga, Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina, Docente do curso de psicologia da UNIDAVI.

Thaís de Oliveira Vieira, UNIDAVI

Graduanda do Curso de Psicologia - UNIDAVI

Izadora França Wiese, UNIDAVI

Psicóloga - UNIDAVI

Published

2018-02-05

How to Cite

Buendgens, J. F., Vieira, T. de O., & Wiese, I. F. (2018). O PRECONCEITO E A LITERATURA INFANTIL NA FORMAÇÃO CONTINUADA COM PROFESSORES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Extensão Em Foco, 1(14). Retrieved from https://revistas.ufpr.br/extensao/article/view/46299

Issue

Section

EXPERIENCE REPORT