O PRECONCEITO E A LITERATURA INFANTIL NA FORMAÇÃO CONTINUADA COM PROFESSORES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Palavras-chave:
formação continuada, preconceito, literatura infantilResumo
Este artigo trata do relato de um projeto de extensão universitária que propõe oferecer formação continuada aos professores de escolas públicas tendo como foco o preconceito na literatura infantil. O preconceito é um fenômeno que tem origem nas relações sociais e são produtos da vida cotidiana em especial modo das desigualdades no acesso aos recursos culturais produzidos ao longo de nossa história. A experiência desta extensão nos mostra que o preconceito é um tema de grande interesse dos professores da educação básica, mas que ainda temos um longo caminho pela frente no sentido de superar práticas alienadas. A maior parte dos professores afirmam não possuir preconceitos o que diante de discussões contraditórias, denuncia a falta de clareza e reflexão pessoal a respeito da construção histórica dos preconceitos de cada indivíduo. Pois, embora não seja possível eliminar o preconceito de nossa sociedade, tomar consciência deles, é um primeiro passo para eliminar ou ao menos combater a discriminação efetivada pelos preconceitos. Com isso, abordar temáticas promotoras de conflitos é um desafio para a escola, mas também uma necessidade que se mostra cada vez mais urgente.
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