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O PRECONCEITO E A LITERATURA INFANTIL NA FORMAÇÃO CONTINUADA COM PROFESSORES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Jully Fortunato Buendgens, Thaís de Oliveira Vieira, Izadora França Wiese

Resumo


Este artigo trata do relato de um projeto de extensão universitária que propõe oferecer formação continuada aos professores de escolas públicas tendo como foco o preconceito na literatura infantil. O preconceito é um fenômeno que tem origem nas relações sociais e são produtos da vida cotidiana em especial modo das desigualdades no acesso aos recursos culturais produzidos ao longo de nossa história. A experiência desta extensão nos mostra que o preconceito é um tema de grande interesse dos professores da educação básica, mas que ainda temos um longo caminho pela frente no sentido de superar práticas alienadas. A maior parte dos professores afirmam não possuir preconceitos o que diante de discussões contraditórias, denuncia a falta de clareza e reflexão pessoal a respeito da construção histórica dos preconceitos de cada indivíduo. Pois, embora não seja possível eliminar o preconceito de nossa sociedade, tomar consciência deles, é um primeiro passo para eliminar ou ao menos combater a discriminação efetivada pelos preconceitos. Com isso, abordar temáticas promotoras de conflitos é um desafio para a escola, mas também uma necessidade que se mostra cada vez mais urgente.


Palavras-chave


formação continuada, preconceito, literatura infantil

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