PREVALÊNCIA DA CÁRIE DENTÁRIA ENTRE ADOLESCENTES NO MUNICÍPIO DE CARUARU: RESULTADOS DO PROJETO DE EXTENSÃO GEPLAN BUCAL
Palavras-chave:
Inquérito Epidemiológico, Cárie dentária, Saúde Bucal, Adolescentes.Resumo
A cárie dentária é uma doença multifatorial e infecciosa que produz desmineralização das estruturas dentárias. Desde o século passado é vista como um dos principais problemas de saúde pública e o agravo da saúde bucal mais prevalente em crianças e adolescentes. Os levantamentos epidemiológicos são eficazes na obtenção de dados úteis sobre uma determinada população para se realizar o planejamento em saúde. O Projeto de Extensão Gestão, Epidemiologia e Planejamento em Saúde Bucal (GEPLAN BUCAL) realizou levantamento epidemiológico para estimar a prevalência da cárie dentária entre adolescentes do município de Caruaru, utilizando o indicador CPO-D. Identificou-se uma média baixa a muito baixa na prevalência da cárie dentária. A relevância deste projeto está em estimar a frequência dos problemas de saúde bucal que afetam a população, ainda mais em adolescentes, já que estes possuem muitos fatores associados ao surgimento de doenças bucais. Aliando-se ao fato da existência de poucos estudos sobre o tema, servindo como mais uma fonte de informação acerca deste assunto.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, e qualquer parte das publicações pode ser reproduzida, desde que atribuídos os devidos créditos.
Todos os artigos publicados na Revista Extensão em Foco estão sob a licença CC BY 4.0 Internacional.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional