REFLEXÕES SOBRE O ENSINO FUNDAMENTAL PÚBLICO SOTEROPOLITANO NA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR DA EDUCOMUNICAÇÃO

Autores

  • Clarissa Pacheco Rios Faculdade Social da Bahia
  • Íris M. G. Queiroz de Almeida Faculdade Social da Bahia
  • Lilian Reichert Coelho Faculdade Social da Bahia
  • Sara Maria Cardoso Gomes Faculdade Social da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5380/ef.v0i8.35318

Palavras-chave:

comunicação, escola, cidadania, Salvador, educação

Resumo

O presente texto resulta da primeira etapa de execução do Projeto de Iniciação Científica intitulado “Interseções mídia, escola e sociedade: mapeamento da apropriação dos meios de comunicação na prática escolar e avaliação da proposta de mediação cultural pela figura do educomunicador”, desenvolvido no ambiente do curso de Jornalismo da Faculdade Social da Bahia desde agosto de 2008. O projeto subdividiu-se em duas partes complementares: uma referiu-se à pesquisa de campo, centrada no mapeamento dos modos de apropriação dos produtos comunicacionais massivos pelos docentes do ensino fundamental na prática educativa; a outra objetivou a pesquisa bibliográfica. Após a realização dos procedimentos empíricos de sondagem, aplicação de questionários e entrevistas com os professores e considerando-se a realidade pesquisada, o projeto encaminhou-se para o recorte étnico-racial, a fim de promover ações no sentido da criação de um instrumento efetivo e participativo de reflexão crítica e de comunicação entre as instâncias envolvidas no processo.

Biografia do Autor

Clarissa Pacheco Rios, Faculdade Social da Bahia

Estudante do quarto semestre de Comunicação Social – Jornalismo da Faculdade Social da Bahia. Pesquisadora voluntária do Projeto de Pesquisa.

Íris M. G. Queiroz de Almeida, Faculdade Social da Bahia

Estudante do sexto semestre de Comunicação Social – Jornalismo da Faculdade Social da Bahia. Pesquisadora de Iniciação Científica

Lilian Reichert Coelho, Faculdade Social da Bahia

Orientadora do Projeto de Pesquisa. Graduada em Comunicação Social – Jornalismo, pela UEL, mestre em Letras pela UNESP e doutora em Letras pela UFBA. Professora de Teorias da Comunicação e Semiótica da Faculdade Social da Bahia.

Sara Maria Cardoso Gomes, Faculdade Social da Bahia

Estudante do sexto semestre de Comunicação Social – Jornalismo da Faculdade Social da Bahia. Pesquisadora de Iniciação Científica.

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Como Citar

Pacheco Rios, C., M. G. Queiroz de Almeida, Íris, Reichert Coelho, L., & Maria Cardoso Gomes, S. (2013). REFLEXÕES SOBRE O ENSINO FUNDAMENTAL PÚBLICO SOTEROPOLITANO NA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR DA EDUCOMUNICAÇÃO. Extensão Em Foco, (8). https://doi.org/10.5380/ef.v0i8.35318

Edição

Seção

Artigo Original