O Perfil e a Política de Atendimento ao Abusador Sexual no Presídio Regional de Tijucas (SC)

Autores

  • Edgar Antonio Piva UNIVALI
  • Aline R. Carvalho UNIVALI

DOI:

https://doi.org/10.5380/ef.v0i2.24782

Palavras-chave:

Violência Sexual, direitos humanos, abusadores sexuais, crianças e adolescentes

Resumo

A violência sexual contra crianças e adolescentes passou a ser abordada no Brasil na década de 90, sendoincluída na luta pelos direitos humanos de crianças e adolescentes na Constituição Federal do Brasil de1988, dando início a luta pela conquista de respeito e dignidade das crianças e adolescentes de todo o Brasil.A presente pesquisa foi realizada no Presídio Regional de Tijucas e no Fórum de Porto Belo, Santa Catarina,abrangendo o período de agosto de 1999, quando da fundação do Presídio, até março de 2007. Com estapesquisa conseguimos conhecer o perfil dos detentos do Presídio Regional de Tijucas que cometeramcrimes de natureza sexual contra crianças e adolescentes e avaliar as ações do Estado em face do agressorsexual, no sentido de prevenir o crime e orientar o seu retorno à convivência em sociedade. Esta pesquisa foirealizada com o intuito de contribuir para a reflexão do fenômeno, buscando oferecer subsídios para ampararpossíveis programas junto aos abusadores sexuais encarcerados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edgar Antonio Piva, UNIVALI

Professor Mestre da Universidade do Vale do Itajaí (SC) e coordenador dos projetos de extensão Valorização da Vida e Ciranda.
Endereço: Rua Pará, 315. Bairro Universitário, Tijucas, SC. Tel. (048) 3263 0576. E-mail: piva@univali.br

Aline R. Carvalho, UNIVALI

Acadêmica do curso de Direito da Univali, campus Tijucas, SC.

Downloads

Como Citar

Piva, E. A., & Carvalho, A. R. (2008). O Perfil e a Política de Atendimento ao Abusador Sexual no Presídio Regional de Tijucas (SC). Extensão Em Foco, (2). https://doi.org/10.5380/ef.v0i2.24782

Edição

Seção

Relato de Experiência