A formação da identidade do aluno na educação a distância: reflexões para um debate

Autores

  • Cristina Azra Barrenechea

Palavras-chave:

educação a distância, autonomia, identidade, aluno da educação a distância, long distance education, autonomy, identity, learner.

Resumo

Este artigo procurou levantar algumas reflexões a respeito do processo de formação da identidade e da autonomia do aluno do curso de graduação Formação de professores das séries iniciais do ensino fundamental na modalidade a distância na UFPR. Sendo esta uma modalidade nova dentro da universidade, este processo oferece uma série de experiências de recriação da identidade não só de alunos, mas de professores e funcionários envolvidos no projeto. As experiências deste curso vêm renovando concepções e práticas pedagógicas para uma modalidade ainda pouco vivenciada no Brasil.

The distance learning student´s identity formation: reflections for a debate

Abstract

This article intends to raise some reflexions about the formation process of student´s autonomy and identity on a distance education undergraduate course in the field of Pedagogy with major in fundamental education at Federal University of Parana, Brazil. Because this is a new modality of education within university, this process offers a series of experiences on the identity recriation, not only for students, as well as to professors and other professionals involved in this project. The experiences in this course are renewing the pedagogical practices and conceptions in a educational modality which is still new in Brazil.

Downloads

Como Citar

Barrenechea, C. A. (2003). A formação da identidade do aluno na educação a distância: reflexões para um debate. Educar Em Revista, 19(21), p. 117–131. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2126

Edição

Seção

Dossiê Temático