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A formação da identidade do aluno na educação a distância: reflexões para um debate

The distance learning student's identity formation: reflections for a debate

Resumos

Este artigo procurou levantar algumas reflexões a respeito do processo de formação da identidade e da autonomia do aluno do curso de graduação "Formação de professores das séries iniciais do ensino fundamental na modalidade a distância" na UFPR. Sendo esta uma modalidade nova dentro da universidade, este processo oferece uma série de experiências de recriação da identidade não só de alunos, mas de professores e funcionários envolvidos no projeto. As experiências deste curso vêm renovando concepções e práticas pedagógicas para uma modalidade ainda pouco vivenciada no Brasil.

educação a distância; autonomia; identidade; aluno da educação a distância


This article intends to raise some reflexions about the formation process of student's autonomy and identity on a distance education undergraduate course in the field of Pedagogy with major in fundamental education at Federal University of Parana, Brazil. Because this is a new modality of education within university, this process offers a series of experiences on the identity recriation, not only for students, as well as to professors and other professionals involved in this project. The experiences in this course are renewing the pedagogical practices and conceptions in a educational modality which is still new in Brazil.

long distance education; autonomy; identity; learner


DOSSIÊ - EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

A formação da identidade do aluno na educação a distância: reflexões para um debate

The distance learning student's identity formation: reflections for a debate

Cristina Azra Barrenechea

Professor Assistente do Depto. de Planejamento e Administração Escolar da Universidade Federal do Paraná, membro do Núcleo de Educação a Distância NEAD/UFPR, Mestre em Tecnologia Educacional e Ecologia da Mídia (NYU, U.S.A.). E-mail: cristinab2001@yahoo.com.br

RESUMO

Este artigo procurou levantar algumas reflexões a respeito do processo de formação da identidade e da autonomia do aluno do curso de graduação "Formação de professores das séries iniciais do ensino fundamental na modalidade a distância" na UFPR. Sendo esta uma modalidade nova dentro da universidade, este processo oferece uma série de experiências de recriação da identidade não só de alunos, mas de professores e funcionários envolvidos no projeto. As experiências deste curso vêm renovando concepções e práticas pedagógicas para uma modalidade ainda pouco vivenciada no Brasil.

Palavras-chave: educação a distância, autonomia, identidade, aluno da educação a distância.

ABSTRACT

This article intends to raise some reflexions about the formation process of student's autonomy and identity on a distance education undergraduate course in the field of Pedagogy with major in fundamental education at Federal University of Parana, Brazil. Because this is a new modality of education within university, this process offers a series of experiences on the identity recriation, not only for students, as well as to professors and other professionals involved in this project. The experiences in this course are renewing the pedagogical practices and conceptions in a educational modality which is still new in Brazil.

Key-words: long distance education, autonomy, identity, learner.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Texto recebido em 20 jan. 2003

Texto aprovado em 20 de mar. 2003

1 VELHO, G. Projeto e metamorfose: antropologia das sociedades complexas. Rio de Janeiro: Zahar, 1994.

2 Não esqueçamos que na Grécia clássica, a categoria "cidadão" era restrita a uma parcela reduzida da sociedade, pois dela estavam excluídos os escravos, os libertos, os estrangeiros e as mulheres." (PRETI, 2000).

3 Andragogia - A partir de 1970, Malcom Knowles trouxe à tona as idéias plantadas por Linderman. Publicou várias obras, entre elas The adult learner: a neglected species (1973), introduzindo e definindo o termo Andragogia: a arte e ciência de orientar adultos a aprender. Daí em diante, muitos educadores passaram a se dedicar ao tema, surgindo ampla literatura sobre o assunto.

  • CASTELLS, M. O poder da identidade 2. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2000.
  • CASTORIADIS, C. A instituição imaginária da sociedade Tradução: Guy Reynaud. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.
  • PRETI, O. Autonomia do aprendiz na educação a distância: significados e dimensões. Educação a distância: construindo significados. Cuiabá: NEAD/IE - UFMT, Brasília: Plano, 2000.
  • VELHO, G. Projeto e metamorfose Antropologia das sociedades complexas. Rio de Janeiro: Zahar, 1994.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    04 Mar 2015
  • Data do Fascículo
    Jun 2003

Histórico

  • Aceito
    20 Mar 2003
  • Recebido
    20 Jan 2003
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