Pedagogia e complexidade: diálogos preliminares

Autori

  • Ricardo Antunes de Sá Universidade Federal do Paraná

Parole chiave:

educação, pedagogia, complexidade, ciência pedagógica, education, teaching, complexity, science teaching

Abstract

O artigo tem a intenção de apresentar argumentações fundamentadasem estudos de pesquisadores que têm procurado identificar a Pedagogiacomo uma das áreas das ciências do homem que estuda e produz conhecimentocientífico sobre o fenômeno educativo. Em um primeiro momentoapresenta, sucintamente, os pressupostos teóricos norteadores da teoriada complexidade, sistematizada por Edgar Morin. Por fim, ensaia-se umdiálogo preliminar entre os pressupostos do pensamento complexo e a Pedagogia.

Come citare

Sá, R. A. de. (2008). Pedagogia e complexidade: diálogos preliminares. Educar Em Revista, 24(32), p. 57–73. Recuperato da https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/13919

Fascicolo

Sezione

Dossiê Temático