Pedagogia e complexidade: diálogos preliminares
Parole chiave:
educação, pedagogia, complexidade, ciência pedagógica, education, teaching, complexity, science teachingAbstract
O artigo tem a intenção de apresentar argumentações fundamentadasem estudos de pesquisadores que têm procurado identificar a Pedagogiacomo uma das áreas das ciências do homem que estuda e produz conhecimentocientífico sobre o fenômeno educativo. Em um primeiro momentoapresenta, sucintamente, os pressupostos teóricos norteadores da teoriada complexidade, sistematizada por Edgar Morin. Por fim, ensaia-se umdiálogo preliminar entre os pressupostos do pensamento complexo e a Pedagogia.Come citare
Sá, R. A. de. (2008). Pedagogia e complexidade: diálogos preliminares. Educar Em Revista, 24(32), p. 57–73. Recuperato da https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/13919
Fascicolo
Sezione
Dossiê Temático
Licenza
Todo o conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.
Os Direitos Autorais para artigos publicados na Educar em Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. A revista é de acesso público (Open Access), sendo seus artigos de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.