Ação católica: o papel da imprensa no processo de organização do projeto formativo da igreja católica no Paraná (1926-1939)

Autori

  • Nevio de Campos UEPG

Parole chiave:

Intelectuais, imprensa, igreja católica, educação.

Abstract

.

Este artigo analisa o processo de constituição da imprensa católica dirigida pelo laicato católico, bem como o papel educativo atribuído aos periódicos católicos. Nesta tarefa interpretativa, aborda os debates da elite intelectual católica leiga em torno da temática educativa à luz do contexto histórico paranaense, do período de estudo que está circunscrito entre 1926 e 1939, discutindo as suas interlocuções com as vertentes teóricas e filosóficas em geral, bem como as suas ideias e intervenções culturais discorre sobre as contribuições do laicato católico ao projeto romanizador da Igreja Católica e enfatiza que um dos papéis desse grupo foi criar uma série de periódicos na capital paranaense, sem esquecer o contexto político-cultural do Brasil e da Europa como pano de fundo de criação desses grupos. Apoia-se nas produções publicadas no Alvor; na revista A Cruzada; no Cruzeiro; no Luzeiro, os quais nos possibilitaram afirmar que o laicato católico estabeleceu a imprensa onde congregaram lideranças intelectuais e políticas do estado e da capital que se colocaram a serviço do projeto romanizador da Igreja Católica.

Palavras-chave: Intelectuais; imprensa; igreja católica; educação.

Biografia autore

Nevio de Campos, UEPG

Doutor em história da educação; professor no Mestrado em Educação da UEPG.

Endereço: Rua Lopes Trovão, 262, Vila Estrela, Ponta Grossa, Paraná, CEP 84040080

Come citare

Campos, N. de. (2010). Ação católica: o papel da imprensa no processo de organização do projeto formativo da igreja católica no Paraná (1926-1939). Educar Em Revista, 26(37), p. 259–277. Recuperato da https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/13445

Fascicolo

Sezione

Demanda Contínua