Open Journal Systems

Ensino de História, Didática de História, Educação Histórica: alguns dados de pesquisa (2000-2005)

Olinda Evangelista, Jocemara Triches

Resumo


O presente texto sistematiza informações, coligidas no site do Conselho
Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), sobre grupos
que pesquisam Ensino de História, Didática da História, Educação
Histórica no Brasil, entre 2000 e 2005. Busca dar visibilidade a estes temas
de investigação no âmbito das áreas de História e Educação. Constata a alta
incidência do verbete Ensino de História; Didática da História apareceu
timidamente em 2004 e Educação Histórica apenas em 2005. Verifica-se um
crescimento exponencial no ano de 2004 de Grupos de Pesquisa (GP) de
Ensino de História na área História e forte presença de GPs Ensino de
História na área Educação. Os GPs, em sua maioria, estão sediados em
instituições públicas de ensino superior e nas regiões Sul e Sudeste. A maior
parte dos líderes é formada em História, tanto na graduação como na pósgraduação.
Tal formação ocorreu majoritariamente na região Sudeste. Os
líderes estão majoritariamente sediados em Centros de Educação ou de Ciências
Humanas. A tendência acima se verifica também no que se refere às
Linhas de Pesquisa nas duas áreas, constatando-se: crescimento no ano de
2004; maior presença na região Sudeste; concentração em instituições públicas. No que se refere aos dois outros verbetes Didática da História e
Educação Histórica demonstra-se que GPs de DH apareceram em 2004 e
de EH apenas em 2005. Sua presença é maior nas instituições públicas de
ensino, na região sul e sudeste.

Palavras-chave


Ensino de História; Didática da História; Educação Histórica; Pesquisa e Grupos de pesquisa; History Teaching; Didacticism of the History; Historical Education; Research and Groups of research

Texto completo:

PDF DOI