Ensino de História, Didática de História, Educação Histórica: alguns dados de pesquisa (2000-2005)
Palavras-chave:
Ensino de História, Didática da História, Educação Histórica, Pesquisa e Grupos de pesquisa, History Teaching, Didacticism of the History, Historical Education, Research and Groups of researchResumo
O presente texto sistematiza informações, coligidas no site do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), sobre grupos que pesquisam Ensino de História, Didática da História, Educação Histórica no Brasil, entre 2000 e 2005. Busca dar visibilidade a estes temas de investigação no âmbito das áreas de História e Educação. Constata a alta incidência do verbete Ensino de História; Didática da História apareceu timidamente em 2004 e Educação Histórica apenas em 2005. Verifica-se um crescimento exponencial no ano de 2004 de Grupos de Pesquisa (GP) de Ensino de História na área História e forte presença de GPs Ensino de História na área Educação. Os GPs, em sua maioria, estão sediados em instituições públicas de ensino superior e nas regiões Sul e Sudeste. A maior parte dos líderes é formada em História, tanto na graduação como na pósgraduação. Tal formação ocorreu majoritariamente na região Sudeste. Os líderes estão majoritariamente sediados em Centros de Educação ou de Ciências Humanas. A tendência acima se verifica também no que se refere às Linhas de Pesquisa nas duas áreas, constatando-se: crescimento no ano de 2004; maior presença na região Sudeste; concentração em instituições públicas. No que se refere aos dois outros verbetes Didática da História e Educação Histórica demonstra-se que GPs de DH apareceram em 2004 e de EH apenas em 2005. Sua presença é maior nas instituições públicas de ensino, na região sul e sudeste.
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.
Os Direitos Autorais para artigos publicados na Educar em Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. A revista é de acesso público (Open Access), sendo seus artigos de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.