Ensino de História, Didática de História, Educação Histórica: alguns dados de pesquisa (2000-2005)
Mots-clés :
Ensino de História, Didática da História, Educação Histórica, Pesquisa e Grupos de pesquisa, History Teaching, Didacticism of the History, Historical Education, Research and Groups of researchRésumé
O presente texto sistematiza informações, coligidas no site do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), sobre grupos que pesquisam Ensino de História, Didática da História, Educação Histórica no Brasil, entre 2000 e 2005. Busca dar visibilidade a estes temas de investigação no âmbito das áreas de História e Educação. Constata a alta incidência do verbete Ensino de História; Didática da História apareceu timidamente em 2004 e Educação Histórica apenas em 2005. Verifica-se um crescimento exponencial no ano de 2004 de Grupos de Pesquisa (GP) de Ensino de História na área História e forte presença de GPs Ensino de História na área Educação. Os GPs, em sua maioria, estão sediados em instituições públicas de ensino superior e nas regiões Sul e Sudeste. A maior parte dos líderes é formada em História, tanto na graduação como na pósgraduação. Tal formação ocorreu majoritariamente na região Sudeste. Os líderes estão majoritariamente sediados em Centros de Educação ou de Ciências Humanas. A tendência acima se verifica também no que se refere às Linhas de Pesquisa nas duas áreas, constatando-se: crescimento no ano de 2004; maior presença na região Sudeste; concentração em instituições públicas. No que se refere aos dois outros verbetes Didática da História e Educação Histórica demonstra-se que GPs de DH apareceram em 2004 e de EH apenas em 2005. Sua presença é maior nas instituições públicas de ensino, na região sul e sudeste.
Téléchargements
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Les droits des articles publiés dans Educar em Revista sont d’auteur et la revue maintient les droits de première publication. L’accès à la revue est libre, donc les articles sont gratuits, d’attribution propre, d’utilisation non commerciale dans des applications pédagogiques.