Acessibilidade / Reportar erro

Ensino de História, Didática de História, Educação Histórica: alguns dados de pesquisa (2000-2005)

History Teaching, Didactic of History, Historical Education: some data of research (2000-2005)

Resumos

O presente texto sistematiza informações, coligidas no site do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), sobre grupos que pesquisam Ensino de História, Didática da História, Educação Histórica no Brasil, entre 2000 e 2005. Busca dar visibilidade a estes temas de investigação no âmbito das áreas de História e Educação. Constata a alta incidência do verbete Ensino de História; Didática da História apareceu timidamente em 2004 e Educação Histórica apenas em 2005. Verifica-se um crescimento exponencial no ano de 2004 de Grupos de Pesquisa (GP) de Ensino de História na área História e forte presença de GPs Ensino de História na área Educação. Os GPs, em sua maioria, estão sediados em instituições públicas de ensino superior e nas regiões Sul e Sudeste. A maior parte dos líderes é formada em História, tanto na graduação como na pós-graduação. Tal formação ocorreu majoritariamente na região Sudeste. Os líderes estão majoritariamente sediados em Centros de Educação ou de Ciências Humanas. A tendência acima se verifica também no que se refere às Linhas de Pesquisa nas duas áreas, constatando-se: crescimento no ano de 2004; maior presença na região Sudeste; concentração em instituições públicas. No que se refere aos dois outros verbetes - Didática da História e Educação Histórica - demonstra-se que GPs de DH apareceram em 2004 e de EH apenas em 2005. Sua presença é maior nas instituições públicas de ensino, na região sul e sudeste.

Ensino de História; Didática da História; Educação Histórica; Pesquisa e Grupos de pesquisa


The present text systematizes information collected from the website of the National Council of Scientific and Technological Development (CNPq), on groups that research History Teaching, Didacticism of History and Historical Education in Brazil, between the years 2000 and 2005. It intends to give visibility to these investigation themes in the ambit of the areas of History and Education. It verifies the high incidence of the entry History Teaching; Didacticism of the History appeared timidly only in 2004 and Historical Education in 2005. An exponential growth is verified in the year of 2004 of Groups of Research of History Teaching in History area and also is verified strong presence of Groups of History Teaching in the Educational area. Groups, in its majority, is headquartered in public institutions of graduation education and in South and Southeast areas. Most of the leaders is formed in History, so much in the graduation as in to masters degree. Such formation happened for the most part in the Southeast area. The leaders are for the most part headquartered in Centers of Education or of Human Sciences. The tendency above is verified also in what refers to the Lines of Research in the two areas, being verified: growth in the year of 2004; larger presence in the Southeast area; concentration in public institutions. In what refers to the other two entries - Didacticism of the History and Historical Education - it is demonstrated that Groups of Didacticism of the History appeared in 2004 and of Historical Education just in 2005. Its presence is larger in the public institutions of teaching, in South and Southeast areas.

History Teaching; Didacticism of the History; Historical Education; Research and Groups of research


Ensino de História, Didática de História, Educação Histórica: alguns dados de pesquisa (2000-2005)

History Teaching, Didactic of History, Historical Education: some data of research (2000-2005)

Olinda EvangelistaI; Jocemara TrichesII

IDoutora em História da Educação, Professora na Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. E.mail: olinda@ced.ufsc.br

IIBolsista PIBIC, Curso de Pedagogia - Universidade Federal de Santa Catarina. E.mail: jtriches@yahoo.com.br

RESUMO

O presente texto sistematiza informações, coligidas no site do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), sobre grupos que pesquisam Ensino de História, Didática da História, Educação Histórica no Brasil, entre 2000 e 2005. Busca dar visibilidade a estes temas de investigação no âmbito das áreas de História e Educação. Constata a alta incidência do verbete Ensino de História; Didática da História apareceu timidamente em 2004 e Educação Histórica apenas em 2005. Verifica-se um crescimento exponencial no ano de 2004 de Grupos de Pesquisa (GP) de Ensino de História na área História e forte presença de GPs Ensino de História na área Educação. Os GPs, em sua maioria, estão sediados em instituições públicas de ensino superior e nas regiões Sul e Sudeste. A maior parte dos líderes é formada em História, tanto na graduação como na pós-graduação. Tal formação ocorreu majoritariamente na região Sudeste. Os líderes estão majoritariamente sediados em Centros de Educação ou de Ciências Humanas. A tendência acima se verifica também no que se refere às Linhas de Pesquisa nas duas áreas, constatando-se: crescimento no ano de 2004; maior presença na região Sudeste; concentração em instituições públicas. No que se refere aos dois outros verbetes - Didática da História e Educação Histórica - demonstra-se que GPs de DH apareceram em 2004 e de EH apenas em 2005. Sua presença é maior nas instituições públicas de ensino, na região sul e sudeste.

Palavras-chave: Ensino de História; Didática da História; Educação Histórica; Pesquisa e Grupos de pesquisa.

ABSTRACT

The present text systematizes information collected from the website of the National Council of Scientific and Technological Development (CNPq), on groups that research History Teaching, Didacticism of History and Historical Education in Brazil, between the years 2000 and 2005. It intends to give visibility to these investigation themes in the ambit of the areas of History and Education. It verifies the high incidence of the entry History Teaching; Didacticism of the History appeared timidly only in 2004 and Historical Education in 2005. An exponential growth is verified in the year of 2004 of Groups of Research of History Teaching in History area and also is verified strong presence of Groups of History Teaching in the Educational area. Groups, in its majority, is headquartered in public institutions of graduation education and in South and Southeast areas. Most of the leaders is formed in History, so much in the graduation as in to masters degree. Such formation happened for the most part in the Southeast area. The leaders are for the most part headquartered in Centers of Education or of Human Sciences. The tendency above is verified also in what refers to the Lines of Research in the two areas, being verified: growth in the year of 2004; larger presence in the Southeast area; concentration in public institutions. In what refers to the other two entries - Didacticism of the History and Historical Education - it is demonstrated that Groups of Didacticism of the History appeared in 2004 and of Historical Education just in 2005. Its presence is larger in the public institutions of teaching, in South and Southeast areas.

Key-words: History Teaching; Didacticism of the History; Historical Education; Research and Groups of research.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Texto recebido em 16 fev. 2005

Texto aprovado em 17 nov. 2005

1 O trabalho foi realizado com base na Busca Textual que "permite recuperar dinamicamente informações individualizadas sobre qualquer dado presente nas bases do Diretório, relativo aos censos de 2004, 2002 e 2000. Inclui três possibilidades de recuperação de informações, em níveis crescentes de complexidade - busca simples, orientada e avançada. Organiza-se a partir de três decisões iniciais tomadas pelo usuário: (i) qual informação deverá ser recuperada (busca simples); (ii) onde esta informação deverá ser procurada (orientada e avançada); e (iii) segundo quais critérios deverá ser buscada (orientada e avançada). A busca avançada requer um conhecimento elementar de aplicações de lógica booleana." CNPq. Disponível em: <http://dgp.cnpq.br/censo2004/inf_gerais/index_que_eh.htm> Acesso em: 05 dez. 2005.

2 UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora/MG; Fidene - Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais; Unicamp - Universidade Estadual de Campinas/SP; USP - Universidade Estadual de São Paulo; UFES - Universidade Federal do Esprito Santo; UFF - Universidade Federal Fluminense; UFF - Universidade Federal Fluminense; UERJ - Universidade Estadual do Rio de Janeiro; UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina; UFPB - Universidade Federal da Paraíba; UFU - Universidade Federal de Uberlândia/MG.

3 GP Ensino de História.

4 GP Ensino de História: Cognição e Cultura.

5 GP Ensino de História.

6 GP História e Educação: Saberes e Práticas.

7 GP Ensino de História e de Ciências Sociais.

8 GP Práticas de Ensino e Formação de Professores.

9 GP Núcleo Inter-disciplinar de Pesquisa no Ensino de História.

10 GP Educação, História e Sociedade.

11 GP Formação Docente, Saberes e Práticas de Ensino de História.

12 É preciso esclarecer que o fato de um grupo s aparecer no ano de 2004 não corresponde sua inexistência anterior. O processo de cadastramento de GPs relativamente recente; de outro lado, podem existir grupos ainda não cadastrados ou cadastrados com outro nome ou com dados não atualizados na base do CNPq.

13 UECE - Universidade Estadual do Cear; UEL - Universidade Estadual de Londrina; UFPEL - Universidade de Pelotas/RS; UNEB - Universidade Estadual da Bahia; UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; FURG - Fundação Universidade do Rio Grande; UFCG - Universidade Federal de Campina Grande/PB; UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso; Unifra - Centro Universitário Franciscano de Santa Maria/RS.

14 GP História e Ensino de História.

15 GP Ensino - Aprendizagem de História.

16 GP GISEH - Grupo de Investigações sobre o Ensino de História.

17 GP Oficinas de História.

18 GP Espaço Público, Cotidiano Escolar: Ecologia e História.

19 GP História, Cultura e Sociedade.

20 GP HISMEC.

21 GP Scriptorium - Laboratrio de Estudos Medievais.

22 GP Cultura e Grupos Sociais.

23 Fidene - Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais; UFF - Universidade Federal Fluminense;

24 UFPEL - Universidade Federal de Pelotas/RS; UFF - Universidade Federal Fluminense.

25 As datas de formação dos GPs variam de 1998 a 2004.

26 CUML - Centro Universitário Moura Lacerda/SP; UEPB - Universidade Estadual da Paraíba/PB; Unesc - Universidade do Extremo Sul Catarinense/SC; Unesp - Universidade Estadual Paulista/SP; UEL - Universidade Estadual de Londrina/PR; Univille - Universidade da Região de Joinville/SC; UFCG - Universidade Federal de Campina Grande/PB; Univille - Universidade do Vale do Itaja/SC; Unisa - Universidade de Santo Amaro/SP; UVA - Universidade Estadual Vale do Acara/CE.

27 UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/BA

28 UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora/SP; UFBA - Universidade da Bahia.

  • BRASIL. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq. Diretório de Grupos de Pesquisa. Disponível em: <http://dgp.cnpq.br/buscagrupo/> Acesso em: 5 dez. 2005.
  • BRASIL. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq. Busca Textual. Disponível em: <http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/buscapesq.jsp> Acesso em: 5 dez. 2005.
  • BRASIL. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq. Diretório de Grupos de Pesquisa. Censo de 2004. Disponível em: <http://dgp.cnpq.br/censo2004/sumula_estat/index_grupo.htm> Acesso em: 5 dez. 2005.
  • BRASIL. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq. Diretório de Grupos de Pesquisa. Busca operacional. Disponível em: <http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/> Acesso em: 15 jan. 2006.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    04 Set 2014
  • Data do Fascículo
    2006

Histórico

  • Aceito
    17 Nov 2005
  • Recebido
    16 Fev 2005
Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná Educar em Revista, Setor de Educação - Campus Rebouças - UFPR, Rua Rockefeller, nº 57, 2.º andar - Sala 202 , Rebouças - Curitiba - Paraná - Brasil, CEP 80230-130 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: educar@ufpr.br