A formação da identidade do aluno na educação a distância: reflexões para um debate

Cristina Azra Barrenechea

Resumo



Este artigo procurou levantar algumas reflexões a respeito do processo de
formação da identidade e da autonomia do aluno do curso de graduação
Formação de professores das séries iniciais do ensino fundamental na
modalidade a distância na UFPR. Sendo esta uma modalidade nova dentro
da universidade, este processo oferece uma série de experiências de
recriação da identidade não só de alunos, mas de professores e funcionários
envolvidos no projeto. As experiências deste curso vêm renovando
concepções e práticas pedagógicas para uma modalidade ainda pouco
vivenciada no Brasil.

The distance learning student´s identity formation: reflections for a debate

Abstract


This article intends to raise some reflexions about the formation process
of student´s autonomy and identity on a distance education undergraduate
course in the field of Pedagogy with major in fundamental education at
Federal University of Parana, Brazil. Because this is a new modality of
education within university, this process offers a series of experiences on the identity recriation, not only for students, as well as to professors and
other professionals involved in this project. The experiences in this course
are renewing the pedagogical practices and conceptions in a educational
modality which is still new in Brazil.


Palavras-chave


educação a distância; autonomia; identidade; aluno da educação a distância; long distance education; autonomy; identity; learner.

Texto completo:

PDF DOI


Qualis A1

Publicado pelo Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Contatos: (55) 41- 3535-6207 

E-mail: educar@ufpr.br

E-mail: educar.ufpr2016@gmail.com

Web of Science (Clarivate Analytics)
Scielo
Academia.edu
Directory of Open Access Journals
Periódicos Capes
Google Acadêmico
Pergamum INEP
Latindex
Redalyc
Educ@
Directory of Open Access Scholary Resources
Information Matrix for the Analysis of Journals
Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal
MLA International Bibliography

Flag Counter

Contador ativo desde 10/09/2021