Programa de Enfermagem de Reabilitação à puérpera com acidente vascular cerebral

relato de caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/ce.v30i0.95359pt

Palavras-chave:

Acidente Vascular Cerebral, Período Pós-Parto, Enfermagem em Reabilitação, Reabilitação do Acidente Vascular Cerebral, Ganhos em saúde

Resumo

Objetivo: identificar os ganhos em saúde no cuidado à puérpera após acidente vascular cerebral isquêmico durante um Programa de Enfermagem de Reabilitação.

Método: relato de caso, realizado em fevereiro de 2022, num Hospital da região do Porto, Portugal, com uma puérpera vítima de acidente vascular cerebral isquêmico, submetida a um Programa de Enfermagem de Reabilitação durante 12 dias de internação hospitalar. Os cuidados de Enfermagem de Reabilitação foram sustentados no referencial teórico de Afaf Meleis.

Resultados: a implementação do programa de enfermagem de reabilitação produziu ganhos na recuperação funcional da puérpera, nomeadamente na concretização das atividades de vida diária, na força muscular, no equilíbrio e marcha, habilitando-a a maior autonomia.

Conclusão: os resultados reforçam a importância da Enfermagem de Reabilitação na reeducação e recuperação funcional. Para a prática clínica, destaca-se que a implementação de programas personalizados, que incorporem intervenções precoces e baseadas em evidências, é fundamental para otimizar a reabilitação.

Biografia do Autor

Rosa Maria Nunes Leão, Unidade Local de Saúde do Tâmega e Sousa. Penafiel. Portugal.

Licenciada em Enfermagem. Enfermeira Especialista em Enfermagem de Reabilitação na Unidade Local de Saúde do Tâmega e Sousa, Penafiel, Porto, Portugal.

Mónica Guilhermina Gonçalves Teixeira, Unidade Local de Saúde do Tâmega e Sousa. Penafiel. Portugal.

Licenciada em Enfermagem. Enfermeira Especialista em Enfermagem de Reabilitação na Unidade Local de Saúde do Tâmega e Sousa, Penafiel, Porto, Portugal.

Mariana Mendes, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira Mestre em Ciências da Saúde. Doutoranda em enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Olga Maria Pimenta Lopes Ribeiro, Escola Superior de Enfermagem do Porto

Doutorada e Pós-Doutorada em Enfermagem. Professora Adjunta na Escola Superior de Enfermagem do Porto, Porto, Portugal.

Publicado

22-05-2025

Como Citar

Leão, R. M. N., Teixeira, M. G. G., Mendes, M., & Ribeiro, O. M. P. L. (2025). Programa de Enfermagem de Reabilitação à puérpera com acidente vascular cerebral: relato de caso. Cogitare Enfermagem, 30. https://doi.org/10.1590/ce.v30i0.95359pt

Edição

Seção

Relato de Experiência/ Caso