CUIDADO DOMICILIAR DA CRIANÇA EM USO DE TRAQUEOSTOMIA: PERSPECTIVA DOS CUIDADORES NO CONTEXTO AMAZÔNICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/ce.v29i0.92181

Palavras-chave:

Enfermagem Pediátrica, Traqueostomia, Saúde da Criança, Enfermagem Domiciliar, Cuidadores.

Resumo

Objetivo: descrever a percepção dos cuidadores de crianças traqueostomizadas sobre os desafios no processo de alta para o domicílio no contexto amazônico.

Método: estudo descritivo, qualitativo, realizado com 16 cuidadores de crianças traqueostomizadas que vivenciaram a desospitalização, em um Hospital Infantil de Rio Branco – Acre – Brasil. Amostragem definida por saturação, dados coletados com roteiro semiestruturado de agosto a dezembro de 2021, submetidos à Análise de Conteúdo de Bardin.

Resultados: a análise resultou em quatro categorias: (1) sentimentos vivenciados com o uso do dispositivo traqueal; (2) cuidados rotineiros com a traqueostomia que os cuidadores julgam importantes; (3) dúvidas e relatos sobre a aspiração traqueal; e (4) condutas diante de intercorrências nas crianças em uso de traqueostomia.

Considerações finais: o temor em aprender a técnica de aspiração traqueal e da alta hospitalar reforça a necessidade de educação precoce e contínua dos cuidadores, com foco no atendimento de rotina e de emergência para as crianças traqueostomizadas.

Biografia do Autor

Iunaira Cavalcante Pereira, Universidade Federal Fluminense

Enfermeira, Mestranda pelo Programa de Mestrado Profissional em Enfermagem Assistencial, pela Universidade Federal Fluminense, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil.

Paula Vanessa Peclat Flores, Universidade Federal Fluminense

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense. Docente Permanente do Mestrado Profissional Enfermagem Assistencial.

Liliane Faria da Silva, Universidade Federal Fluminense

Enfermeira, Doutora em Enfermagem, Professora Associada do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Psiquiátrica da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense

Publicado

30-01-2024

Como Citar

Pereira, I. C., Flores, P. V. P., & Silva, L. F. da. (2024). CUIDADO DOMICILIAR DA CRIANÇA EM USO DE TRAQUEOSTOMIA: PERSPECTIVA DOS CUIDADORES NO CONTEXTO AMAZÔNICO. Cogitare Enfermagem, 29. https://doi.org/10.1590/ce.v29i0.92181

Edição

Seção

Artigo Original