MODELO ASSISTENCIAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: ACESSO E INTEGRALIDADE DO CUIDADO DURANTE A PANDEMIA COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/ce.v28i0.89671

Palavras-chave:

Atenção Primária em Saúde, Modelos Assistenciais, Covid-19, Pandemia.

Resumo

Objetivo: analisar o modelo assistencial na Atenção Primária à Saúde na perspectiva do acesso e integralidade do cuidado.

Método: pesquisa qualitativa, com dados coletados no período de maio a dezembro de 2021, em cada regional de saúde do estado do Paraná, por meio de entrevistas gravadas, de roteiro semiestruturado com 26 gestores. Utilizou-se o software IRAMUTEQ para processamento e agrupamento dos dados em cinco classes. A análise dos resultados foi conduzida pela Hermenêutica dialética.

Resultados: evidenciaram-se em duas classes ações relacionadas aos atributos acesso e integralidade, presentes no modelo assistencial. As ações para ampliação do acesso contaram com a participação de equipe multiprofissional na promoção da integralidade do cuidado e inserção de recursos tecnológicos, mantendo, porém, o modelo biomédico.

Considerações finais: durante a pandemia, houve adaptação e resiliência por parte dos gestores que organizaram o modelo assistencial, a inclusão de ferramentas tecnológicas para facilitar o acesso e a continuidade do cuidado.

Biografia do Autor

Carla da Ros, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ, UFPR, CURITIBA, PARANÁ

DOUTORANDA DO DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM DA UFPR, ATUA COMO ENFERMEIRA NA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE CURITIBA

Aida Maris Peres, Universidade Federal do Paraná, Departamento de Enfermagem, Curitiba, PR, Brasil.

DOUTORA EM ENFERMAGEM. DOCENTE DO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ.

Carmen Elizabeth Kalinowski, Universidade Federal do Paraná, Departamento de Enfermagem, Curitiba, PR, Brasil.

DOUTORA EM ENFERMAGEM. DOCENTE DO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ.

Marli Aparecida Rocha de Souza, Centro Universitário Dom Bosco, Departamento de Enfermagem, Curitiba, PR, Brasil.

DOUTORA EM ENFERMAGEM. DOCENTE DO CURSO DE GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DOM BOSCO.

Michele Straub, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil.

DOUTORANDA DO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ.

Livia Cozer Montenegro, Universidade Federal do Paraná, Departamento de Enfermagem, Curitiba, PR, Brasil.

DOUTORA. DOCENTE DO DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ.

Maria Manuela Martins, UNIVERSIDADE DO PORTO. INSTITUTO DE CIENCIAS BIOMÉDICAS ABEL SALAZAR, CIDADE DO PORTO, PT, PORTUGAL.

DOUTORA. DOCENTE DA ESCOLA SUPERIOR DE ENFERMAGEM DO PORTO, ESEP.

Publicado

11-10-2023

Como Citar

Ros, C. da, Peres, A. M., Kalinowski, C. E., Souza, M. A. R. de, Straub, M., Montenegro, L. C., & Martins, M. M. (2023). MODELO ASSISTENCIAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: ACESSO E INTEGRALIDADE DO CUIDADO DURANTE A PANDEMIA COVID-19. Cogitare Enfermagem, 28. https://doi.org/10.1590/ce.v28i0.89671

Edição

Seção

Artigo Original