ANÁLISE DOS INDICADORES DE GESTÃO DO SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIAS DO CEARÁ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/ce.v28i0.86953

Palavras-chave:

Emergência, Serviços médicos de emergência, Sistemas de informação em Saúde, Indicadores de gestão, Gestão em saúde.

Resumo

Objetivo: analisar os indicadores de gestão em saúde relacionados ao serviço de atendimento móvel de urgências do Ceará.

Método: trata-se de um estudo documental, retrospectivo, de abordagem quantitativa, realizado no sítio eletrônico IntegraSUS do governo do estado do Ceará - Brasil, no período de julho de 2021, para análise dos indicadores “total de chamadas” e “tempo médio de resposta”.

Resultados: verificou-se um perfil de chamadas prevalentes para homens (52,66%), com idade avançada >70 anos (22,06%), ocorrências de atendimento Covid-19 para a Central Juazeiro (7,62%) e acidentes por motocicleta para a Central Eusébio (7,94%). O serviço obteve chamados para 177 municípios cearenses (96,19%) com tempo médio de resposta maior para Covid-19.

Conclusão: a análise sinaliza a necessidade de ajuste das estratégias para melhorar o desempenho do tempo-resposta do serviço, com revisão do sistema organizacional, inclusive, da publicização dos dados pela plataforma digital.

Biografia do Autor

Natália Pinheiro Fabricio Formiga, Universidade Estadual do Ceará

Enfermeira, graduada pela Universidade Regional do Cariri - URCA (2014). Doutoranda em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde - PPCCLIS / UECE. Mestre em Enfermagem pelo Programa de Mestrado Acadêmico em Enfermagem PMAE - URCA (2017). Especialista em Gerontologia pela Faculdade de Juazeiro do Norte - FJN (2015). Pós-graduanda em Urgência, Emergência e UTI pelo Centro de Ensino e Pesquisa em Emergências Médicas - CEPEM (2018-2022). Professora do Departamento de Enfermagem da Universidade Regional do Cariri - URCA. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Enfermagem e Saúde do Adulto em Ambiente Hospitalar (GPESAH)/URCA. Membro do Grupo de Pesquisa em Diabetes Mellitus (GPEDIAM) URCA. Professora orientadora da Liga Multidisciplinar de Trauma do Cariri - LIMTRAC. Diretora do Centro de Ensino e Treinamento em Urgência e Emergência (CETUE). Atuação com ênfase nas áreas de urgência e emergência; simulação realística; paciente crítico, saúde do idoso e doenças crônicas não transmissíveis (Diabetes Mellitus). Experiência em docência em Enfermagem na assistência hospitalar: urgência e emergência, unidade terapia intensiva (Supervisionado II), clínica médica e cirúrgica; Enfermagem na assistência à saúde na atenção primária (supervisionado I).

Lucilane Maria Sales da Silva, Universidade Estadual do Ceará

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (1989-1992),Especialização em Auditoria em Saúde Publica e Privada pela Sociedade de Ensino e Tecnologia - INET (2014- 2015)/CEQUALE. Mestrado em Patologia pelo Departamento de Patologia e Medicina legal da Universidade Federal do Ceará (1994-1996).Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (1999-2002). Pós-doutorado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery/Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011). Coordenou o Programa de Pós-graduação Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde (Mestrado e Doutorado) da Universidade Estadual do Ceará de 2012 a 2015. Coordenou o Curso de Graduação em Enfermagem da UECE de agosto de 2019 até agosto de 2021. É diretora na Diretoria de Formação Permanente/PROPGPq/UECE. Foi tutora de Cursos de EAD pela FIOCRUZ. Coordenou o Curso de Especialização em Saúde da Família e Comunidade na Universidade Estadual do Ceará 2008- 2009 convênio Secretaria municipal de saúde de Fortaleza e Organização Panamericana da Saúde/OPAS, Foi Diretora do Conselho de Ensino e Pesquisa da ABEN - CE Gestão (2005/2007). Vice lider do Grupo de Pesquisa no CNPq- Políticas, Saberes e Práticas em Enfermagem e Saúde Coletiva. Avaliadora de cursos de graduação e de técnico de Enfermagem pelo Conselho de Educação do Estado do Ceará e pelo INEP/MEC, respectivamente. Atualmente é professora associada da Fundação Universidade Estadual do Ceará. Docente permanente nos Programas de Cuidados Clínicos de Enfermagem e Saúde/PPCCLIS e Prgrama de Saúde Coletiva/PPSAC, ambos com orientação de alunos de Mestrado e Doutorado.Tem experiência na área de Saúde e Enfermagem, com ênfase em gestão em saúde, gerenciamento do cuidado em enfermagem; gerência de risco; Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão e gerenciamento do cuidado em saúde e Enfermagem; Mulher/ HIV/AIDS;Processo de trabalho. Regulação do acesso a saúde. 

José Hiago Feitosa de Matos, Universidade Regional do Cariri

Enfermeiro, graduado pela Universidade Regional do Cariri - URCA (2019). Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PMAE-URCA). Pós- graduando em Urgência e Emergência pela Universidade Regional do Cariri. Enfermeiro da Unidade de Terapia Intensiva da Casa de Saúde e Maternidade São Miguel. Coordenador do NEP- CARIRI (SAMU/CE). Membro do Grupo de Pesquisa e Extensão em Saúde Cardiovascular (GPESCC) - URCA. Professor colaborador da Liga Multidisciplinar de Trauma do Cariri (LIMTRAC)-URCA e da Liga Universitária de Urgência, Trauma e Emergência (UFRN-FACISA). Atuação com ênfase nas áreas de urgência e emergência; Unidade de Terapia Intensiva; simulação clínica; paciente crítico e segurança do paciente.

Emiliana Bezerra Gomes, Universidade Regional do Cariri

Enfermeira. Professora Adjunta da Universidade Regional do Cariri (URCA). Doutora e mestre em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) onde também fez o Pós-doutorado, com ênfase em pesquisa quantitativa em enfermagem. É docente dos Cursos de Mestrado acadêmico em enfermagem (CMAE) do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PMAE) e de Graduação em enfermagem da URCA, nos quais desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão nos temas: Assistência de enfermagem ao adulto em situações clínicas e cirúrgicas; Enfermagem cardiovascular; Tecnologias assistenciais e de ensino em enfermagem e Segurança do paciente. Consultora Ad hoc de periódicos nacionais e internacionais e membro de Comitê Editorial nas áreas de enfermagem e saúde.

Kelly Fernanda Silva Santana, Universidade Estadual do Ceará

Enfermeira, pela Universidade Regional do Cariri (2012). Especialista em Enfermagem do Trabalho, pela Universidade Vale do Acaraú (2012). Mestre em Enfermagem pela Universidade Regional do Cariri (2017). Doutoranda em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde, pela Universidade Estadual do Ceará. Pós graduanda em Urgência e Emergência pela Universidade Regional do Cariri. Professora colaboradora da Liga Multidisciplinar de Trauma do Cariri (LIMTRAC)-URCA. Instrutora de Suporte Básico de Vida credenciado pelo Instituto Brasileiro de Atendimento Pré-Hospitalar (IBRAPH). Possui PHTLS- Prehospital Trauma Life Support pela Naemt. Área de interesse Gestão dos Serviços de Saúde, Urgência e Emergência e Segurança do Paciente.

Francisco Edilson Ferreira, Universidade Estadual do Ceará

Mestrando do Programa Mestrado Profissional em Gestão em Saúde da Universidade Estadual do Ceará. Possui Doutorado e Mestrado em Saúde Pública pela Universidade Americana,.Graduação em Enfermagem, Biologia e Química. Especialização em Saúde da Família ,Urgência e Emergência e Enfermagem Obstétrica. Professor no NEP (Núcleo de Educação Permanente ) SAMU-CE, Coordenador do CEPAPH ( Centro de Preparação em Atendimento Pré-Hospitalar). Intervencionista do SAMU-CE, Enfermeiro Emergencista do Hospital Mons. Dourado (Beberibe-Ce). Acadêmico de Direito.

Maria Veraci Oliveira Queiroz, Universidade Estadual do Ceará

Possui graduação em Curso de Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (1983), mestrado em Programa de Pós Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (1998) e doutorado em Programa de Pós Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (2003). Enfermeira aposentada do Ministério da Saúde e atuante como Professora Associada da Universidade Estadual do Ceará. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem em Saúde da Criança e do Adolescente, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem pediátrica, cuidados aos adolescentes, educação em saúde, saúde escolar e família.

Publicado

04-08-2023

Como Citar

Formiga, N. P. F., Silva, L. M. S. da, Matos, J. H. F. de, Gomes, E. B., Santana, K. F. S., Ferreira, F. E., & Queiroz, M. V. O. (2023). ANÁLISE DOS INDICADORES DE GESTÃO DO SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIAS DO CEARÁ. Cogitare Enfermagem, 28. https://doi.org/10.1590/ce.v28i0.86953

Edição

Seção

Artigo Original