PODCAST EDUCACIONAL SOBRE HANSENÍASE COMO RECURSO DE APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.1590/ce.v29i0.95253Palabras clave:
Hanseníase, Webcast, Educação, Saúde Pública, Educação em Saúde.Resumen
Objetivo: Avaliar o efeito de um podcast como uma ação educativa em alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na aprendizagem sobre hanseníase.
Método: Estudo prospectivo, quase-experimental. Foi realizada uma ação educativa com podcast educacional sobre hanseníase em escolas públicas de Recife, Pernambuco, 2024. A amostra foi composta por 211 alunos e a seleção foi do tipo não probabilística por conveniência. A coleta ocorreu por meio de questionário envolvendo conteúdos sobre hanseníase e foi utilizado McNemar para significância de mudanças.
Resultados: Após a intervenção, houve aumento da quantidade de alunos com conhecimento adequado, com a proporção de mudanças de erros no pré-teste para acertos no pós-teste maior (p < 0,05) do que a proporção de mudanças de acertos no pré-teste para erros no pós-teste para as questões.
Conclusão: Usar ferramentas como podcasts na educação em saúde possibilita acesso e propagação de informação, promovendo conhecimento e mudanças no comportamento de saúde individuais e coletivos.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Os autores.

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Cogitare Enfermagem se reserva el derecho de realizar, en el artículo publicado, cambios de orden normativa, ortográfica y gramatical con el fin de mantener el estándar culto del idioma, respetando, sin embargo, el estilo de los autores.
El estudio publicado es de total responsabilidad del(os) autor(es), siendo exclusivamente responsabilidad de Cogitare Enfermagem la evaluación del manuscrito, en calidad de vehículo de publicación científica.
No se permitirá la adición o cambio de autoría durante la etapa de evaluación o después de la aceptación del texto presentado.
Cogitare Enfermagem no se responsabiliza por posibles violaciones a la Ley Nº 9.610/1998, Ley Brasileña de Derechos de Autor. Cogitare Enfermagem permite que el autor retenga los derechos de autor de los artículos aceptados para su publicación, sin restricciones.




















