TECNOLOGIAS ASSISTIVAS E EDUCATIVAS PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO
DOI:
https://doi.org/10.1590/ce.v29i0.95019Palabras clave:
Transtorno do espectro autista, Criança, Tecnologias, Inclusão social, Crianças com Necessidades Educacionais Especiais.Resumen
Objetivo: mapear a produção científica e criar um portfólio bibliográfico sobre o desenvolvimento de tecnologias educativas e assistivas para crianças com transtorno do espectro autista.
Método: estudo bibliométrico e aplicação da Methodi Ordinatio para criação de portfólio bibliográfico. Buscou-se artigos em bases de dados no período de 2004 a 2023. Para a análise bibliométrica, utilizou-se os Softwares VOSViewer e JabRef, e para o cálculo do InOrdinatio a planilha RanKIn.
Resultados: foram encontradas 120 referências, das quais 81 compuseram a análise bibliométrica e 56 a Methodi Ordinatio. A maior quantidade de publicações ocorreu em 2022 (15%), e o artigo com maior InOrdinatio foi publicado em 2019. O periódico Journal of Autism and Developmental Disorders se destacou. Os termos mais utilizados foram: Autistic Disorder, Child, Child Development Disorders Pervasive, Only Child e Autism Spectrum Disorder.
Conclusão: há necessidade de mais pesquisas no âmbito nacional que visem potencializar as capacidades das crianças autistas.
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