FATORES ASSOCIADOS AO USO DE ÁLCOOL EM UMA AMOSTRA REPRESENTATIVA DE ADOLESCENTES DO BRASIL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/ce.v29i0.93922

Palabras clave:

Adolescente, Estudantes, Alcoolismo, Consumo de Álcool por Menores, Estudos Transversais.

Resumen

Objetivo: analisar os fatores associados ao uso do álcool entre adolescentes escolares brasileiros.

Método: trata-se de um estudo transversal analítico utilizando dados secundários da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar edição 2019, conduzida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. A pesquisa avaliou 125.123 adolescentes por meio da aplicação de um questionário. Para o modelo final foi utilizada a regressão logística múltipla.

Resultados: o uso de cigarro na vida foi fortemente associado ao uso de álcool (Odds Ratio=3,25; Intervalo de Confiança 95% 2,28-4,62), seguido do uso de álcool por amigos nos últimos 30 dias (Odds Ratio=2,15; Intervalo de Confiança 95% 1,52-3,05) e ter pai e mãe que fumam (Odds Ratio=1,29; Intervalo de Confiança 95%1,13-148).

Conclusão: são importantes ações integradas e políticas públicas envolvendo jovens e adolescentes para garantir a saúde e o bem-estar de adultos saudáveis.

Biografía del autor/a

Larissa Silva Magalhães, Universidade Federal de Goiás, (UFG), Goiânia, Goiás

Doutora em Enfermagem, docente na Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO, Brasil.

Jennifer Barbosa Castro Caetano, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, (PUC Goiás), Goiânia, Goiás.

Bacharel em Enfermagem, mestranda em Atenção à Saúde na Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, GO, Brasil.

Beatriz Zago Martins, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, (PUC Goiás), Goiânia, Goiás.

Bacharel em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, GO, Brasil.

Suzy Romere Machado dos Santos, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, (PUC Goiás), Goiânia, Goiás.

Bacharel em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, GO, Brasil.

Maria Aparecida da Silva Vieira, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, (PUC Goiás), Goiânia, Goiás.

Doutora em Epidemiologia, docente na Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, GO, Brasil.

Publicado

2024-09-06

Cómo citar

Magalhães, L. S., Caetano, J. B. C., Martins, B. Z., Santos, S. R. M. dos, & Vieira, M. A. da S. (2024). FATORES ASSOCIADOS AO USO DE ÁLCOOL EM UMA AMOSTRA REPRESENTATIVA DE ADOLESCENTES DO BRASIL. Cogitare Enfermagem, 29. https://doi.org/10.1590/ce.v29i0.93922

Número

Sección

ARTÍCULO ORIGINAL