SIMPLESMENTE MÃES: CONSTRUÇÃO COMPARTILHADA DE TECNOLOGIAS SOBRE PRÉ-NATAL DE MULHERES COM DEFICIÊNCIA VISUAL
DOI:
https://doi.org/10.1590/ce.v29i0.92082Palabras clave:
Tecnologia Educacional, Pré-natal, Gestantes, Enfermagem, Pessoas com Deficiência Visual.Resumen
Objetivo: Desenvolver tecnologias educacionais sobre pré-natal com e para mulheres deficientes visuais.
Método: Estudo metodológico com interface participativa e abordagem qualitativa. Realizado em uma Unidade Técnica Especializada no município de Belém, Pará, Brasil. A produção de dados ocorreu entre agosto e setembro de 2021 com seis mulheres. Utilizou-se o DOSVOX como recurso de comunicação para que as participantes respondessem quatro instrumentos com vistas ao desenvolvimento das tecnologias. A análise foi de conteúdo temático.
Resultados: As mulheres com deficiência visual querem respeito à sua autonomia, inclusão e informação dos profissionais. As tecnologias produzidas apontam as demandas específicas de mulheres com deficiência visual e a importância de preservar a autonomia durante a realização do pré-natal.
Conclusão: Tecnologias produzidas de forma participativa apontam perspectivas e necessidades específicas das mulheres sobre o pré-natal e poderão subsidiar tanto o agir dos enfermeiros nas consultas como favorecer mulheres com deficiência visual durante o pré-natal.
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