ENSINO DO EMPREENDEDORISMO NAS DIMENSÕES ÉTICO-POLÍTICAS NOS CURRÍCULOS DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM NO NORDESTE DO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.1590/ce.v29i0.91963Palabras clave:
Empreendedorismo, Programas de Graduação em Enfermagem, Ética em Enfermagem, Política de Saúde.Resumen
Objetivo: analisar a abordagem dos conteúdos relacionados ao empreendedorismo nas dimensões ético-políticas em documentos curriculares dos cursos de graduação em Enfermagem.
Método: pesquisa documental, com abordagem mista e natureza descritiva, de junho de 2021 a agosto de 2022, com verificação no site do Ministério da Educação, das instituições que ofertam cursos em Enfermagem na região Nordeste do Brasil. Avaliação de conteúdo e quantitativa pelo teste-T.
Resultados: a maioria das IES oferecia cursos presenciais (94,1%) e pertencia a instituições privadas (64,7%). As disciplinas abordavam principalmente temas teóricos (94,1%), destacando a importância do empreendedorismo na formação de enfermeiros. A análise lexicográfica e de similitude destacou a forte ligação entre as palavras "Empreendedor" e "Saúde", evidenciando a relevância desses conceitos na formação dos enfermeiros.
Conclusão: os documentos curriculares destacam a importância de formar enfermeiros em seu papel profissional e empreendedor com competência, levando em consideração os princípios da Bioética, Moral, Ciência e Filosofia.
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