ENSINO DO EMPREENDEDORISMO NAS DIMENSÕES ÉTICO-POLÍTICAS NOS CURRÍCULOS DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM NO NORDESTE DO BRASIL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/ce.v29i0.91963

Palabras clave:

Empreendedorismo, Programas de Graduação em Enfermagem, Ética em Enfermagem, Política de Saúde.

Resumen

Objetivo: analisar a abordagem dos conteúdos relacionados ao empreendedorismo nas dimensões ético-políticas em documentos curriculares dos cursos de graduação em Enfermagem.

Método: pesquisa documental, com abordagem mista e natureza descritiva, de junho de 2021 a agosto de 2022, com verificação no site do Ministério da Educação, das instituições que ofertam cursos em Enfermagem na região Nordeste do Brasil. Avaliação de conteúdo e quantitativa pelo teste-T.

Resultados: a maioria das IES oferecia cursos presenciais (94,1%) e pertencia a instituições privadas (64,7%). As disciplinas abordavam principalmente temas teóricos (94,1%), destacando a importância do empreendedorismo na formação de enfermeiros. A análise lexicográfica e de similitude destacou a forte ligação entre as palavras "Empreendedor" e "Saúde", evidenciando a relevância desses conceitos na formação dos enfermeiros.

Conclusão: os documentos curriculares destacam a importância de formar enfermeiros em seu papel profissional e empreendedor com competência, levando em consideração os princípios da Bioética, Moral, Ciência e Filosofia.

Biografía del autor/a

Luis Fernando Reis Macedo, Universidade Federal de São Paulo, Programa de Pós-graduação em Enfermagem, São Paulo, SP, Brasil.

Enfermeiro dermatológico, mestrando em Enfermagem pela Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo.

Maria Neyze Martins Fernandes, Universidade Regional do Cariri, Departamento de Enfermagem, Crato, CE, Brasil.

Enfermeira Estomaterapeuta, mestra em Enfermagem pela Universidade Regionl do Cariri.

Thais Rodrigues de Albuquerque, Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Enfermagem, Fortaleza, CE, Brasil.

Enfermeira obstétrica, mestra e doutoranda em Enfermagem na Universidade Federal do Ceará.

Antonio Germane Alves Pinto, Universidade Regional do Cariri, Departamento de Enfermagem, Crato, CE, Brasil.

Enfermeiro, mestre e doutor, Professor do Departamento de Enfermagem na Universidade Regional do Cariri.

Ticiana Maria Gomes Guedes de Matos, Universidade Regional do Cariri, Departamento de Enfermagem, Crato, CE, Brasil.

Enfermeira da Estratégia Saúde da Família, mestra em Saúde da Família pela Universidade Regional do Cariri.

Jackeline Kérollen Duarte de Sales, Universidade Regional do Cariri, Departamento de Enfermagem, Crato, CE, Brasil

Enfermeira, mestra em Enfermagem pela Universidade Regionl do Cariri.

Kenya Waléria de Siqueira Coelho Lisboa, Universidade Regional do Cariri, Departamento de Enfermagem, Crato, CE, Brasil.

Enfermeira, mestra e doutora, Professora do Departamento de Enfermagem na Universidade Regional do Cariri.

Publicado

2024-03-26

Cómo citar

Macedo, L. F. R., Fernandes, M. N. M., Albuquerque, T. R. de, Pinto, A. G. A., Matos, T. M. G. G. de, Sales, J. K. D. de, & Lisboa, K. W. de S. C. (2024). ENSINO DO EMPREENDEDORISMO NAS DIMENSÕES ÉTICO-POLÍTICAS NOS CURRÍCULOS DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM NO NORDESTE DO BRASIL. Cogitare Enfermagem, 29. https://doi.org/10.1590/ce.v29i0.91963

Número

Sección

ARTÍCULO ORIGINAL