CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE CENÁRIO DE SIMULAÇÃO CLÍNICA PARA ENSINO DE GERENCIAMENTO DE CONFLITOS
DOI:
https://doi.org/10.1590/ce.v28i0.91099Palabras clave:
Educação em Enfermagem, Resolução de Conflitos, Processos Grupais, Competência Profissional, Simulação Realística.Resumen
Objetivo: construir e validar um cenário de simulação clínica voltado para o ensino do gerenciamento de conflitos para estudantes de graduação em enfermagem.
Método: estudo metodológico no qual construiu-se um cenário de gerenciamento de conflitos, na cidade de São Paulo, SP, Brasil, em 2022, a partir da revisão de literatura e da experiência pedagógica dos pesquisadores. Realizou-se validação de conteúdo com juízes da área por meio da técnica Delphi. Os dados foram analisados com Índice de Validade de Conteúdo (IVC>80%).
Resultados: o cenário descreve a cena de um estagiário de enfermagem que solicita ao técnico de enfermagem realizar um banho no leito de um paciente. Tal fato é permeado por conflitos interpessoais. A validação de conteúdo contou com oito experts em simulação clínica e dois estudantes de enfermagem. Houve três “rounds”, chegando ao IVC 100%.
Conclusão: o cenário construído foi validado e contribuirá para o ensino prático desta competência na graduação.
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