MARCADOR DE LESÃO MIOCÁRDICA TROPONINA E O DESFECHO NA COVID-19: SCOPING REVIEW

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/ce.v28i0.90072

Palabras clave:

Troponina, Sistema Cardiovascular, Covid-19, Enfermagem.

Resumen

Objetivo: Analisar evidências científicas sobre alterações do marcador de lesão miocárdica troponina e o desfecho clínico em pacientes hospitalizados com Covid-19.

Método: Adotou-se scoping review, nas bases Medical Literature Analysis and Retrieval System Online, Scientific Electronic Library Online e Biblioteca Virtual em Saúde, de maio a julho de 2022. Utilizando como descritores: troponin; covid-19; cardiovascular system.

Resultados: 23 estudos revelaram alterações cardíacas em pacientes hospitalizados com Covid-19 pelo exame do biomarcador cardioespecífico troponina, além de relacioná-lo a altas taxas de mortalidade. Estudos têm demonstrado grande relação entre lesão miocárdica aguda, evidenciada por elevação da troponina a um pior desfecho durante a hospitalização.

Conclusão: Mapearam-se as alterações cardiovasculares de pacientes hospitalizados com Covid-19 que evoluíram para quadros graves da doença. Este estudo pode contribuir para o planejamento assistencial através de protocolos voltados para o manejo clínico, específicos para pacientes com a doença, tanto na fase aguda quando na fase pós Covid-19.

Biografía del autor/a

Andreia Aparecida Rodrigues, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, Mato Grosso - Hospital Universitário Julio Muller - Programa de Residência Integrada Multidisciplinar em Saúde do Adulto e idoso com ênfase em atenção cardiovascular.

Enfermeira, especialista em saúde do adulto e idoso com ênfase em atenção cardiovascular. Hospital Universitário Julio Muller, Cuiabá - MT.

Joana Darc Chaves Cardoso, Faculdade de Enfermagem - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá, Mato Grosso

Doutora em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso (FAEN - UFMT). Professora Adjunta na Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso (FAEN-UFMT) - Cuiabá - Mato Grosso. Tutora do Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde do Adulto e Idoso com ênfase em atenção cardiovascular (PRIMSCAV) do Hospital Universitário Julio Muller (HUJM) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá, Mato Grosso.

Jocilene de Carvalho Miraveti, Faculdade de Enfermagem - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá, Mato Grosso

Doutora em Ciências pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP). Professora Adjunta na Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso (FAEN-UFMT) - Cuiabá - Mato Grosso. Coordenadora do Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde do Adulto e Idoso com ênfase em atenção cardiovascular (PRIMSCAV) do Hospital Universitário Julio Muller (HUJM) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá, Mato Grosso.

Camila Maria Cenzi, Faculdade de Enfermagem - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá, Mato Grosso

Doutora em Ciências pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP). Professora Adjunta na Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso (FAEN-UFMT) - Cuiabá - Mato Grosso. Vice Coordenadora do Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde do Adulto e Idoso com ênfase em atenção cardiovascular (PRIMSCAV) do Hospital Universitário Julio Muller (HUJM) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá, Mato Grosso.

Publicado

2023-09-29

Cómo citar

Rodrigues, A. A., Cardoso, J. D. C., Miraveti, J. de C., & Cenzi, C. M. (2023). MARCADOR DE LESÃO MIOCÁRDICA TROPONINA E O DESFECHO NA COVID-19: SCOPING REVIEW. Cogitare Enfermagem, 28. https://doi.org/10.1590/ce.v28i0.90072

Número

Sección

Revisión