ENSINO DA CONSULTA DE ENFERMAGEM NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: ESTUDO BIBLIOMÉTRICO
DOI:
https://doi.org/10.5380/ce.v27i0.84473Palabras clave:
Educação em Enfermagem, Ensino, Enfermagem no consultório, Bibliometria, Enfermagem.Resumen
Objetivo: identificar a produção científica brasileira acerca do ensino da consulta de enfermagem na formação do enfermeiro.
Método: estudo descritivo de natureza bibliométrica, realizado no portal da Biblioteca Virtual em Saúde e na PubMed, de abril a maio de 2021, tendo como critérios de inclusão: artigos completos, em português ou inglês, publicados de 2009 a 2020.
Resultados: identificaram-se 13 estudos, sendo quatro publicados em um periódico B2 da região do Nordeste, contudo, oriundos predominantemente da Região Sul (38,46%), destacando-se os do tipo relato de experiência. As temáticas mais observadas relacionavam-se às metodologias de ensino, sobretudo, as ativas e com uso de ferramentas tecnológicas. A consulta de enfermagem não foi revelada como uma das palavras-chave mais frequentes.
Conclusão: ao constatar a incipiência da produção relativa à temática, este estudo fornece subsídios para ampliação desta área do conhecimento, reverberando em melhorias no ensino da consulta de enfermagem e na formação do enfermeiro.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Cogitare Enfermagem se reserva el derecho de realizar, en el artículo publicado, cambios de orden normativa, ortográfica y gramatical con el fin de mantener el estándar culto del idioma, respetando, sin embargo, el estilo de los autores.
El estudio publicado es de total responsabilidad del(os) autor(es), siendo exclusivamente responsabilidad de Cogitare Enfermagem la evaluación del manuscrito, en calidad de vehículo de publicación científica.
No se permitirá la adición o cambio de autoría durante la etapa de evaluación o después de la aceptación del texto presentado.
Cogitare Enfermagem no se responsabiliza por posibles violaciones a la Ley Nº 9.610/1998, Ley Brasileña de Derechos de Autor. Cogitare Enfermagem permite que el autor retenga los derechos de autor de los artículos aceptados para su publicación, sin restricciones.




















